Destaque 2Paraíba

Deputado pede prorrogação dos trabalhos da CPI da Telefonia no estado

Deputado pede prorrogação dos trabalhos da CPI da TelefoniaA Comissão Parlamentar de Inquérito da Telefonia Celular realizou nesta segunda-feira (3) mais uma sessão pública. Na oportunidade, o relator João Bosco Carneiro apresentou um requerimento pleiteando a prorrogação dos trabalhos da Comissão por mais 60 dias. O pedido de prorrogação agora segue para plenário para apreciação dos demais parlamentares, em sessão ordinária. Além do relator, a sessão teve a presença da vice-presidente Camila Toscano e os deputados Janduhy Carneiro e Inácio Falcão.

- PUBLICIDADE -

“Essa CPI já identificou vários indícios de irregularidades que causam danos ao consumidor. Estamos analisando diversos documentos e necessitamos do auxílio de técnicos de telecomunicações para dar continuidade ao nosso trabalho”, esclareceu Bosco Carneiro.

O deputado enumerou ainda as irregularidades encontradas pela CPI até o momento. Dentre elas, destacou a má qualidade dos serviços, a omissão das operadoras em corrigir falhas, negligência e complacência da Anatel, antenas sobrecarregadas, terceirização da mão de obra e oferta de serviço que não existe.

A vice-presidente Camila Toscano destacou que a prorrogação faz-se necessária para a análise da documentação da parte técnica feita pelos profissionais que serão contratados, além do depoimento dos representantes das operadoras, que até o momento não foram ouvidos.

Já o deputado Janduhy Carneiro ressaltou a necessidade do plenário analisar o quanto antes o pedido de prorrogação e salientou que o Poder Legislativo está tomando as providências nas investigações. O deputado apontou também que a CPI e espera do Ministério Público Estadual determinadas ações para acabar com os problemas enfrentados por usuários da telefonia móvel.

Janduhy revelou que também apresentou um projeto de lei para tornar o celular um bem essencial no Estado, o que vai facilitar providências do poder público com o objetivo de proteger o consumidor. Essa matéria deve ser analisada na próxima sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Sobre a CPI

A CPI da Telefonia foi instalada no início do mês de abril com a finalidade de apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação de serviços de telefonia móvel das operadoras que atuam na Paraíba.

Durante o andamento dos trabalhos, a Comissão já realizou sessões itinerantes por diversas cidades do Estado e já recebeu o apoio do Ministério Público Estadual e Federal e do Tribunal de Justiça. Além disso, já foi subsidiada com informações dos Procons Municipal e Estadual e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon).

Dentre os depoentes da Comissão, foram ouvidos representantes da Anatel e do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel), além de técnicos de telecomunicações da UFPB e IFPB para falar sobre problemas técnicos enfrentados no dia-a-dia dos consumidores.

A CPI conta com um e-mail para que a população possa contribuir enviando seu relato para o e-mail [email protected].

Deixe uma resposta