Cidades

Diocese de CZ vive a expectativa do substituto do Bispo Dom José Gonzalez

Do JoséO Jornal Gazeta do Alto Piranhas, na sua edição desta sexta-feira (10), faz algumas especulações com relação a nomes que estão sendo cotados para substituir o bispo da Diocese de Cajazeiras Dom José Gonzalez Alonso, que completa 75 anos neste dia 12 de julho e como é de praxe já deve ter encaminhado o seu pedido de renúncia para o Papa Francisco.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a matéria existem algumas alternativas, que vão desde a possibilidade de Dom José continuar como administrador da Diocese, com poderes limitados ou como administrador apostólico com todos os poderes, enquanto aguarda a nomeação do novo bispo que poderá demorar até por um ano.

Comenta-se que o papa Francisco, em algumas ocasiões tem nomeado imediatamente os bispos das dioceses vacantes e já circula nos bastidores que existem dois nomes “cotados” para ocupar a cadeira de Dom José: Dom Antonio Tourinho Neto, bispo auxiliar de Recife e Olinda, nascido em Jequié, Bahia, em 09 de janeiro de 1964.  Monsenhor Antônio Tourinho Neto foi nomeado pelo papa Francisco, no dia 12 de novembro de 2014, como bispo auxiliar e foi sagrado em 17 de janeiro de 2015.

O outro nome cotado é o do bispo auxiliar de Fortaleza, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, nascido em Garanhuns, Pernambuco, em 15 de maio de 1963. Em 21 de março de 2012 foi nomeado pelo Santo Padre, O papa Bento XVI, como Bispo auxiliar de Fortaleza, em 11/6/2012 foi a sua Sagração episcopal por Dom Fernando José Monteiro Guimarães, bispo de Garanhuns; em 6/7/2012 – Apresentação à Arquidiocese de Fortaleza como Bispo Auxiliar.

Blog do Adjamilton Pereira

Deixe uma resposta