Cultura

Livro sobre Pinto do Acordeon será lançado; cantor é de Conceição

Pinto do AcordeonConsagrado como um dos mais importantes nomes da música nordestina, o cantor Pinto do Acordeon está sendo homenageado com um livro que conta sua história. A obra, que contém o selo da editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), será lançado em Campina Grande no próximo sábado (19), às 20h, na Central de Imprensa do ‘Maior São João do Mundo’. A data e local do lançamento foram escolhidos estrategicamente, uma vez que Pinto do Acordeon será uma das atrações do palco principal do Parque do Povo na noite do dia 20. Ele participará do lançamento do livro e em seguida fará sua apresentação.

- PUBLICIDADE -

Natural de Conceição, no Sertão da Paraíba, Francisco Ferreira Lima é conhecido pelo dom de espalhar a autêntica música nordestina, marcando os lugares onde passa. No meio artístico, ficou conhecido como Pinto do Acordeon, um dos maiores artistas paraibanos, consagrado por grandes mestres da música nordestina, como o rei do baião Luiz Gonzaga, que o presenteou com sua sanfona branca.

A vida desse homem é tão cheia de histórias que virou livro. ‘Por Amor ao Forró – Pinto do Acordeon’ foi escrito por Onaldo Queiroga e descreve as melhores produções do artista, através da expressão poética contida em suas letras e também das histórias durante sua carreira. O livro tem prefácio em versos do artista piauiense Beto Brito e a apresentação é de Rangel Junior, professor, cantor, compositor e reitor da Universidade Estadual da Paraíba.

Pinto do Acordeon iniciou sua carreira na cidade de Patos e, ao longo de seu crescimento profissional, sua obra vem sendo marcada por grandes composições feitas para artistas renomados como Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner e Genival Lacerda. Também já participou do festival de Montreux, na Suíça, onde cantou ao lado de outros artistas brasileiros. Tem 20 álbuns gravados, sendo estes entre CDs e LPs.

Portal Correio

Deixe uma resposta