Cultura

Bom Jesus sedia cavalgada pelos 100 anos da Diocese de Cajazeiras

baima pppComo parte integrante das festividades alusivas aos 100 anos da diocese de Cajazeiras será promovida no próximo sábado (20), uma cavalgada que prestará uma homenagem ao primeiro bispo da terra do Pe. Rolim Dom Moises Coelho. A chegada e posse do mesmo tem toda uma ligação histórica com a cidade de Bom Jesus. Segundo relatos, D. Moises se derslocava de Fortaleza até Iguatu de trem, de lá até Cajazeiras, o percurso era feito no lombo de cavalos e num desses dias, o mesmo chegou muito tarde e pernoitou no antigo distrito de Aroeira.

- PUBLICIDADE -

A saída está prevista para as 3h da manhã do sábado, dia 20, do largo da rodoviária, o evento promete reunir cavalheiros e amazonas de cidades como: Ipaumirim, Baixio, Cachoeira dos Índios que se somaram aos participes de nossa cidade e seguiram até a cidade de Cajazeiras.

Já na cidade sede da diocese, outros cavalheiros de cidades da região capitaneados pelos Drs. Antônio Quirino de Moura e João de Deus Quirino Filho e pelo Pe. Janílson estarão somando-se nessa espécie de marcha, que irá até a paróquia de São José onde a imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade está presente. Após a benção, a cavalgada será retomada sentido catedral, na praça das oiticicas, a banda Musica Mardelon de Freitas de nossa cidade, fará uma apresentação e prestará em homenagem a nossa senhora da Piedade e Bispo D. Moises Coelho, nosso pároco o Pe. Walter Anacleto representando nossa comunidade católica e o prefeito Roberto Bayma, estarão presentes também neste momento.

Após cumprir o percurso na cidade de Cajazeiras, na catedral, um grupo de jovens do distrito de São José neste município, fará uma apresentação em louvor a N.S.P. Na mesma ocasião, o prefeito Dr. Roberto Bayma também fará a entrega de um quadro dos “Tropeiros das Aroeiras” ao senhor bispo D. José González Alonso. O quadro ficará exposto dentro da Catedral da Piedade.

Em contato com nossa equipe, o prefeito Roberto Bayma se mostrou muito contente pelo fato de Bom Jesus ter sido homenageada com esta cavalgada, e sobre tudo pela ligação histórica que temos com a chegada do primeiro bispo da cidade de Cajazeiras. “Convido a todos para participar desse evento, quero abraçar a todos neste momento em que a diocese completa 100 anos. Será um grande prazer representar mais uma vez, a fé do meu povo”. Disse o prefeito que pelo jeito já está com o cavalo selado.

Com assessoria

Deixe uma resposta