Brasil

Secretário diz que conclusão da transposição é urgente para a PB

azevedoDurante audiência pública da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha a transposição do rio São Francisco, o secretário da Infraestrutura dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo Lins Filho, também defendeu a urgência na conclusão das obras de transposição para reverter a atual situação da Paraíba, que acumula 21% do potencial de seu reservatório hídrico.

- PUBLICIDADE -

“Nós dependemos efetivamente dessas obras de transposição, temos 23 cidades e 8 distritos em colapso, e 14 cidades em estado de alerta”, disse o secretário. Ele estima em 812 mil as pessoas atualmente atingidas pela escassez de água.

João Azevedo enumerou o que considera ser “a emergência da emergência”: a construção de adutoras especiais, o envio de carros-pipa e a perfuração de poços. Ao total, os investimentos previstos somam R$75 milhões. O secretario informou que 5 mil pessoas estão envolvidas nos projetos de infraestrutura no estado.

A situação da Paraíba, segundo Lins Filho, é mais calamitosa do que a do Ceará, que pode ser abastecido por meio de açudes. Na Paraíba, grande parte dos recursos hídricos é obtida por meio de barragens, o que resulta em maiores custos, explicou. Ele acrescentou que o estado também têm deficit no tratamento da água. Para solucionar o impasse, o governo planeja construir 33 estações de tratamento.
Agência Câmara