Cidades

Evento capacita microempreendedores de cidades da microrregião

Profissionais do Sebrae orientam microempreendedores em Marília (Foto: Reprodução/TV TEM)Os microempreendedores dos municípios de Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe e Poço José de Moura terão a oportunidade de participar, entre os dias 13 e 17 de abril, da sétima edição da Semana Nacional dos Microempreendedores Individuais (MEI) na Paraíba. A ação será realizada simultaneamente em outros 22 municípios paraibanos, levando orientações e capacitações para os empreendedores. Cajazeiras conta, atualmente, com 851 microempreendedores individuais, Monte Horebe (65), Carrapateira (11) e Poço de José de Moura (31), de acordo com dados da Refeita Federal.

- PUBLICIDADE -

Em Cajazeiras, serão realizas oficinas do programa SEI e palestras sobre crédito, imposto de renda e abertura de empresas. Já na segunda-feira (13), haverá a oficina “Sei Controlar meu dinheiro”, às 19h. Na terça-feira (14), às 9h, está programada a palestra “MEI – abertura de empresas” e às 14h “Acesso ao crédito”, além da palestra máster “Controlando tudo, menos o riso”, como o humorista Rossini Macedo, o “Tonho dos Couros”, às 19h, no auditório da FAFIC.

Já na quarta-feira (15) serão realizadas a palestra “MEI: Plano de negócio”, às 9h, e a oficina “SEI Controlar meu dinheiro”, às 19h. Na quinta-feira (16), acontece a palestra “Declaração de Imposto de Renda”, às 9h, e às 14h, a palestra “MEI: abertura de empresas”. A sexta-feira (17) vai contar a palestra “Acesso ao crédito para o MEI”, às 14h. Com exceção da palestra máster, as oficinas e palestras serão realizadas na sala de treinamento da agência regional do Sebrae.

Em Carrapateira, será oferecida, na segunda-feira (13), a oficina SEI Controlar meu dinheiro, às 14h, na Câmara de Vereadores da cidade. A mesma oficina será realizada também na segunda-feira (13), às 8h, na Câmara de Vereadores de Monte Horebe. Já na quarta-feira (15) os microempreendedores da cidade de Poço José de Moura poderão participar da oficina SEI Controlar meu dinheiro, às 14h, na Câmara de Vereadores do município.

A oficina SEI Controlar Meu Dinheiro vai apresentar ferramentas simples voltadas à previsão de caixa, para serem aplicadas no dia a dia do MEI, mostrando a importância do controle de entradas e saídas na empresa, além de ensinar ao microempreendedor conhecer os clientes, concorrentes e fornecedores.

Além das palestras e oficinas, os microempreendedores da cidade poderão ainda receber orientações empresariais sobre obrigações legais do MEI, formalização, alteração da empresa, orientações quanto ao preenchimento da Declaração Anual e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.

Semana do MEI – As atividades da 7ª Semana Nacional do Microempreendedor serão promovidas em 26 cidades paraibanas nas cidades de Araruna, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, São José de Moura, Campina Grande, Guarabira, Sapé, Itaporanga, João Pessoa, Pedras de Fogo, Bayeux, Monteiro, São João do Tigre, Livramento, São José dos Cordeiros, Caraúbas, Congo, Sumé, Assunção, Patos, Teixeira, Princesa Isabel, Santa Luzia, Pombal e Sousa. A expectativa é que cerca de 3 mil empreendedores participem das ações em todo o Estado.

Quem é o MEI – A figura jurídica do MEI foi criada pela Lei Complementar 128/08, que inseriu essa categoria empresarial na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). O MEI garante registro no CNPJ e vários benefícios para o crescimento da atividade econômica, como comprar e vender com nota fiscal, o que proporciona melhores preços, vendas para governo, abrir conta em banco como pessoa jurídica, ter acesso a crédito com taxas diferenciadas e apoio do Sebrae. Também assegura cobertura previdenciária como aposentadoria por idade e por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão para a família.

Com Assessoria SEBRAE-PB