Destaque 2Paraíba

‘Todos Contra as Drogas’: prefeitos e secretários da Educação são capacitados pelo MPPB

tofods 1Representantes de 39 municípios paraibanos, entre prefeitos e secretários da Educação, atenderam à solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e participaram, na tarde desta quinta-feira (9), de uma reunião realizada na sede do MPPB em João Pessoa para conhecer e firmar termo de cooperação para desenvolver nas escolas públicas de suas cidades o Curso do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).

- PUBLICIDADE -

A reunião desta quinta-feira integra as atividades do projeto ‘Todos Contra as Drogas’, do Plano Estratégico do Ministério Público da Paraíba e coordenado pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caops) da Educação, da Cidadania e da Criança e Adolescente. Esse projeto estratégico está sendo desenvolvido por 28 Promotorias de Justiça, abrangendo 79 municípios do estado da Paraíba.

A abertura do evento, realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) em João Pessoa e com a presença dos 28 promotores de Justiça que aderiram ao projeto, foi realizada pelo procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira e pela promotora de Justiça Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti, respectivamente, coordenadores do Caop da Cidadania e do Caop da Educação.

A primeira palestra da reunião, ‘Prevenção ao Uso de Drogas: a escola na rede de cuidados’, foi proferida pela psicóloga Valéria Cristina da Silva Oliveira, docente do Centro Regional de Referência para formação de profissionais que atuam na área de álcool e outras drogas. Ela também é mestranda em prevenção e assistência aos usuários de álcool e outras drogas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Tratando sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, a segunda palestra da tarde foi proferida pela capitã-PM Polyanna Laura Sena Amaral, coordenadora estadual do Proerd na Paraíba, sob a responsabilidade da Polícia Militar. “O objetivo dessa reunião foi para que os prefeitos e secretários fossem capacitados e passem a conhecer esse projeto, para depois firmarem termo de cooperação para o desenvolvimento do Curso do Proerd”, explicou a promotora de Justiça Ana Carolina Ramalho.