Paraíba

A educação na Paraíba e a nota zero em alguns setores

Com a crise na educação da Paraíba, nota-se que tudo pode acontecer menos uma boa aprendizagem para a maioria dos alunos. Com esta afirmação vou escrever mais um artigo que fala dos problemas da educação em nosso estado, problemas estes, que somente o governo não ver, ou se faz de mal entendido para continuar enganando a população. A crise é grande e muitos professores ainda não perceberem, enquanto isso, o governo aplica as verbas de forma desordenada e mal planejada. Com exemplo, compra laboratório de informática desatualizado, processadores antigos e sem memória e instala uma internet de má qualidade, o sistema se torna tão lento, que você clica na página leva de 10 a 15 minutos para abrir. Quanto será que foi pago por um laboratório de 18 computadores e a instalação da internet? Perguntar não ofende quando se pergunta por curiosidade e não compromete a dignidade do indagado.

- PUBLICIDADE -

A falta infra estrutura nas escolas é muito grande, falta mais concurso para funcionários e professores, material de trabalho, esse ano até diário escolar quase não chega na maioria das escalas do sertão, considerado um dos maiores documentos do aluno, até a data de 28 de março de 2015 não havia chagado em grande parte das escolas, isso pode? É uma verdadeira vergonha estadual.

O governo diz que está pagando acima do piso nacional, mas ele não lembra que juntou os 40 % da GED, lei conquistada pela categoria, ele simplesmente anulou, assim que ele pagar 40 % acima do piso nacional,  começa a pagar o salário correto. A paralisação e greve no estado é mais do que justa, o aumento previsto era de 13 %, o governo deu 9%, sendo 4,5% em Janeiro e 4,5% em outubro. O governo pensa que aumento de salário é compra a prestação, só falta ele imitar o cartão de crédito que se paga muitas vezes em até dez pagamentos. O mais engraçado é a forma de seu comentário, chega a dizer que está pagando acima do piso. O que falta é ele pagar o piso correto e os 40% da GED. Ai sim, nenhum professor terá o direito de fazer greve.

O governo deve entrar com uma ação na justiça para tornar a greve ilegal, mas será que a mesma justiça vai rever a ação que o governo fez quando adicionou os 40% da GED no falso piso que ele implantou?

Boa parte do povo não sabe o que acontece na educação e a grande maioria acredita mais no governador do que no pronunciamento de um professor. A diferença é grande, enquanto o governo tem uma cadeia de rádio em toda Paraíba paga com o nosso dinheiro, o sindicato dos professores tem que pagar caro e por minuto, se quiser esclarecer a verdadeira situação. Eu não vou enumerar tudo por que levaria um espaço de três ou mais páginas.

Francisco Inacio de Lima Pita