Policial

Rui Leitão lança livro na Fundação Casa de José Américo

livro 2O livro “A Essência da Sabedoria Popular – Crônicas”, de Rui Leitão, será lançado no próximo dia 8 de abril, às 19h, na Fundação Casa de José Américo. Editada no parque gráfico de A União, a obra será apresentada pelo cronista e acadêmico Damião Ramos Cavalcanti. O prefácio é assinado pelo psicanalista e escritor Carlos Santos.

- PUBLICIDADE -

“A Essência da Sabedoria Popular”, segundo Rui Leitão, resulta de crônicas que pretendem chamar a reflexão sobre provérbios, ditados e expressões populares. “Procurando compreender melhor os saberes populares, que nos foram transmitidos de geração a geração, a sabedoria popular construída na experiência do dia a dia oferta-nos a possibilidade de, conhecendo a cultura oral dos antepassados, podermos nos orientar no enfrentamento das situações da vida real. Considero importante a tradição cultural despertando a atenção e o respeito da contemporaneidade, em razão dos conceitos nela existente”, detalha o autor.

Perfil – Rui Cézar de Vasconcelos Leitão, paraibano de Patos, teve sua vida profissional dedicada a atividades bancárias e no exercício de cargos na administração pública. Na área cultural, foi secretário-executivo da Comissão Organizadora dos Eventos Comemorativos do IV Centenário da Paraíba, diretor presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), diretor superintendente da Rádio Tabajara da Paraíba e superintendente do Jornal e Editora A União.

Em 2013, publicou seu primeiro livro “1968 – O Grito de uma Geração”, editado pela UEPB, no qual resgata os acontecimentos históricos que fizeram daquele ano um tempo de transformações no mundo inteiro, colocando a Paraíba no contexto. Em 2014, um dos seus trabalhos de pesquisa sobre a ditadura militar dos anos 60, intitulado “A História contada pela Música”, incluído numa coletânea de textos publicada no livro “Golpe Civil-Militar e Ditadura na Paraíba”.

Assinou coluna em vários portais da Paraíba, entre eles o Portalbip, de João Pessoa, e A Palavra online, de Campina Grande. Atualmente publica diariamente suas crônicas no www.wscom.com.br, refletindo sobre temas que se fazem presente no cotidiano social. Estão no prelo dois livros: “Sentimentos Emoções e Atitudes – Crônicas” e “Refletindo através da Música”.

 

Secom/PB