Paraíba

Raio atinge canteiro de obras da Transposição do São Francisco

canteiro 2
Distrito de Boa Vista

Um raio atingiu na madrugada desta sexta-feira (27), o entorno do alojamento do canteiro de obras da empresa Queiroz Galvão que constrói obras da transposição do Rio São Francisco, em São José de Piranhas. A descarga caiu entre o alojamento e o distrito de Boa Vista, que a poucos metros do local.

- PUBLICIDADE -

Segundo informações de operários, um mecânico da empresa que trabalhava nas imediações foi atingido levemente.  No momento em que o raio atingiu a área, havia algumas pessoas recolhidas, que deixaram o local por causa da tempestade. Por sorte, além dele ninguém ficou ferido.

Por prevenção, os operários da Queiroz Galvão que estavam em trabalho na localidade foram liberados em seguida pela empresa.

Raio na atmosfera
O raio provoca o curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampéres. Um raio fraco tem corrente de cerca de 2.000 A, um raio médio de 30.000 A e os raios mais fortes tem correntes de mais de 100.000 A (um chuveiro tem corrente de 30 A).

Apesar das correntes dos raios serem muito elevadas, elas circulam durante um tempo muito curto (geralmente o raio dura menos de um segundo).