Cidades

Após fortes chuvas, açude sangra em Serra Grande

cappa cafundoO açude Cafundó, que abastece a cidade de Serra Grande, no Alto Sertão paraibano, sangrou nas primeiras horas desta quarta-feira (25). Após as fortes chuvas registradas desde domingo, 22, o reservatório ultrapassou a capacidade máxima de armazenamento e transbordou.

- PUBLICIDADE -

Com capacidade de 313.680 m³ de água, o açude do Cafundó é uma das únicas reservas hídricas que abastece cidade no Sertão do estado da Paraíba que está sangrando até o momento. Apesar de não ser um grande açude, a população comemorou.

Apesar desse caso isolado, as chuvas que caíram até esta semana em todas as regiões do Sertão da Paraíba não foram suficientes para abastecer os mananciais nas áreas mais críticas. Conforme relatório de monitoramento dos mananciais do estado feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a situação é crítica e muitas cidades continuam sendo abastecidas por carros-pipas. Outras devem entrar em colapso no abastecimento até maio, caso não chova suficiente para encher os açudes.

a chuva
Imagem registrada da chuva dessa terça-feira no município de Serra Grande (Fotos: Abidiel Trajano)