Cultura

Celebrações marcam o Dia do Padroeiro em São José de Piranhas

Nesta quinta-feira (19), aconteceu o encerramento da Festa de São José, Padroeiro de São José de Piranhas. Além de missa, celebrada pelo padre da Paróquia, Nicidemos Pereira, houve um pipocasso na cidade, onde fiéis por conta própria soltaram fogos de artifícios ao meio dia. Nesse mesmo horário todas as igrejas capelas da cidade também tocaram os sinos.

- PUBLICIDADE -

A partir das 17 horas, os fiéis saíram em procissão, com início em frente à igreja matriz. O cortejo passou pelas principais Avenidas do Centro até retornar à igreja, onde foi celebrada a missa de encerramento.  Os padrinhos da festa, prefeito Domingos Neto e a primeira-dama, Maiara Leite, também participaram das celebrações.

Durante a procissão, o padre e os fiéis pediram a bênção ao santo, rogaram graças para as famílias da cidade e clamaram por chuva para São José, já que no dia 19 de março, segundo a crença no Nordeste, é o último dia para alimentar a esperança por chuva.

O Santo – Segundo o Novo Testamento, São José, ou José de Nazaré, é o marido de Maria e pai de Jesus. O carpinteiro é considerado o padroeiro universal das Igrejas  Ortodoxa, Anglicana e Católica. São José também recebe os títulos de Padroeiro dos Trabalhadores e de Padroeiro das Famílias, concedendo seu nome a igrejas e cidades, em diversos lugares do mundo. Uma delas é São José de Piranhas.