Cultura

Dia de São José: se depender da crença o inverno ainda deve ser bom

sao josé ppppSe depender da crença sertaneja, o inverno deste ano ainda deve ser bom. Isso porque o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê este dia 19, Dia de São José, chuvas em grande parte dos municípios do Alto Sertão paraibano. A fé de que a data dedicada ao pai adotivo de Cristo guarda os mistérios para um bom inverno existe há dezenas de anos, especialmente entre as gerações mais velhas. São José é considerado, pela Igreja Católica, o patrono da família.

- PUBLICIDADE -

A expectativa é que a chuva renove as esperanças dos sertanejos, até mesmo nos municípios onde pouca lavoura poderá ser salva. Se depender da previsão do tempo realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a expectativa do homem do campo, no Alto Sertão do estado, será parcialmente atendida porque está prevista ocorrência de pancadas de chuva à noite, nesta quinta-feira (19), principalmente na região de Cajazeiras.

EXPLICAÇÃO – A crença de que se no Dia de São José chover vai ter inverno é explicada pela passagem do equinócio, que acontece justamente na data em que se comemora o dia do santo padroeiro dos sertanejos, em virtude do fenômeno é comum a ocorrência de chuvas no Nordeste nesse dia.