Cidades

População suplica por chuva para encher açude da Cagepa em Horebe

açude 1A população de Monte Horebe, que viu o açude que abastece a cidade secar e a lama rachar comemora com a pequena quantidade de água que o açude acumulou com as últimas chuvadas. O volume ainda é pequeno, não deve chegar a 2% da capacidade máxima, mesmo assim, brotou no coração dos horebenses a esperança de ver o manancial cheio. A reportagem do Radar Sertanejo conferiu “in loco” a situação do açude.

- PUBLICIDADE -

O município de Monte Horebe vive, atualmente, um dos piores períodos de estiagem de sua história. O cenário atual é uma consequência natural dos três anos de seca. Desde 2014 a cidade é abastecida por uma adutora emergencial construída pela Prefeitura Municipal em parceria com a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), do Açude Novo, localizado às margens da Rodovia PB-400.

De acordo com o gerente local da Cagepa, César Daniel dos Santos, a cidade hoje é abastecida por cerca de 15 horas diárias, com sistema de manobras que libera água três vezes por dia, por um período que dura de 30 minutos a uma hora, por vez. Dessa forma, se não tomar água o açude novo ainda pode garantir o líquido precioso para a população horebense por mais período de quatro meses.

açude 2

Em 2015 vamos caminhando para o quarto ano consecutivo de chuvas abaixo da média. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Neste sentido, o problema se agrava cada vez mais, visto que no mês de março o açude da Cagepa está praticamente vazio.

açude 3