Paraíba

Mais de 105 mil agricultores paraibanos aderem ao Garantia Safra

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou na tarde desta terça-feira (03) o resultado da apuração do número de agricultores familiares registrados no programa Garantia Safra referente à safra 2014/2015 na Paraíba. O prazo de adesão em todo o Estado encerrou nesta segunda-feira (02), com 105.452 agricultores aderidos em 189 municípios.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o delegado do DFDA-PB, Luiz Gonzaga Firmino Júnior, os números são bastante expressivos e garantem a proteção das lavouras de mais de 105 mil famílias de agricultores familiares do Estado que vem enfrentando chuvas irregulares nos últimos três anos.

“Destacamos o Papel fundamental dos parceiros que ajudam na implementação do programa, desde a coordenação estadual junto ao Governo do Estado, até os parceiros nos municípios, como a Emater, os Sindicatos, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável e as secretarias municipais de agricultura que contribuíram na implementação de uma safra que tivemos muitos problemas operacionais”, ressaltou.

O PROGRAMA

O Programa Garantia Safra é uma ação do Pronaf, criada com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso de chuvas.

Para participar, é necessário aderir ao Garantia Safra anualmente. Esta adesão é feita pelos estados, municípios e agricultores. Recebem pagamento os agricultores que aderiram nos municípios em que sejam registradas perda de pelo menos 50% da produção de feijão, milho, algodão, arroz ou mandioca. Os benefícios são pagos diretamente aos agricultores, em 5 parcelas mensais de R$ 170,00, totalizando o valor de R$ 850,00, pagos por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Assessoria de Imprensa