Cidades

Por descumprimento de acordo, MP pode punir Câmara de Carrapateira

MPE-PB PHá quase dois anos e meio a Câmara Municipal de Carrapateira, Sertão do estado,  descumpre determinação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para a realização de concurso público a fim de preencher vagas no Legislativo do município. Um acordo entre a Câmara e a Justiça foi feito para que o certame fosse realizado até o dia 30 de maio de 2013.

- PUBLICIDADE -

O compromisso foi celebrado no dia 25 de julho de 2012 através de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público. Desde essa data, a Câmara estaria proibida de contratar servidores sem concurso público e de terceirizar as atividades da casa.

De acordo com o TAC, cinco vagas deverão ser preenchidas pelo concurso, sendo duas de vigilantes, uma de auxiliar de serviços gerais, uma de motorista e uma de procurador. No entanto, outros cargos que vierem a ser criados por lei pela Câmara também deverão ser preenchidos através de concurso público.
Na época o promotor de Justiça Lean Matheus de Xerez determinou que apenas os contratos considerados essenciais para a continuidade dos serviços públicos poderiam ser mantidos.

O atual presidente da casa, João Batista [João de Ceará] continua desrespeitando o MP e poderá ser punido pela justiça.

O Ministério Público da Paraíba é um dos órgãos mais respeitados pela população e presta um serviço de grande relevância aos paraibanos, inclusive,  punindo severamente gestores públicos que burlam à lei.
.