Cidades

Agricultores do Vale do Piancó discutem acesso a políticas públicas

agriculturaO escritório regional da Emater-PB de Itaporanga, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da  Agropecuária e da Pesca, está realizando desde a semana passada uma série de reuniões com agricultores familiares da região do Vale do Piancó.

- PUBLICIDADE -

O objetivo é assessorar os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, as Secretarias Municipais de Agricultura, da Ação Social e da Educação sobre organização rural, gestão social e como acessar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA), além de crédito rural e Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

Durante os encontros, a exemplo do que aconteceu em Diamante, foram distribuídas mais de 20 mil raquetes de palma resistentes a Cochonilha do Carmin com os criadores, numa parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), como parte do programa de convivência com o semiárido, criando alternativa para a produção de ração animal.

Segundo Roméria Pereira Silva, coordenadora regional da Emater em Itaporanga, a agenda de reuniões durante este mês de fevereiro começou na sexta-feira (20), por Santana de Mangueira, prosseguiu na segunda-feira (23) por Piancó e seguiu nessa terça-feira (24) em Olho D’água.Nesta quarta-feira (25), será em Emas, e na sexta-feira (27), em Conceição.

Nesses encontros, os extensionistas tiram as dúvidas dos agricultores familiares quanto ao acesso aos programas e políticas públicas do governo. Os representantes do Banco do Nordeste na região também estão participando das reuniões.