Brasil

Câmara cria comissão para transposição do São Francisco

A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a criação de uma comissão externa para avaliar o projeto de Transposição do Rio São Francisco. O grupo deverá acompanhar normas e fatos relevantes relacionados às obras, além do andamento do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco.

- PUBLICIDADE -

A comissão terá cinco titulares e cinco suplentes, com prazo de funcionamento de 12 meses. Poderá convocar audiências públicas, fazer diligências externas e requerer informações que julgar necessárias.

A criação do grupo foi pedida pelo deputado Raimundo de Matos (PSDB-CE). Segundo ele, as questões ambientais e os programas devem ser conhecidos de forma mais ampla, em âmbito federal, estadual e municipal. O parlamentar argumenta que um dos principais pontos de discussão sobre a transposição está no uso da água.

“Os críticos do projeto alegam que a água para uso humano e dessedentação animal é maior que a demanda na região de destino e que a finalidade última da transposição é disponibilizar água para a agroindústria e a carcinicultura”, diz, de acordo com a Agência de Notícias da Câmara.

Por Redação
Globo Rural