Destaque 2Paraíba

Cid Gomes e RC inauguram escola técnica e abrem ano letivo na PB

O governador Ricardo Coutinho e o ministro da Educação, Cid Gomes, inauguraram, na manhã desta segunda-feira (9), a Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape – João da Matta Cavalcanti Albuquerque, abrindo oficialmente o ano letivo de 2015 da rede estadual de ensino. Esta é a segunda escola técnica estadual inaugurada pelo Governo do Estado e terá inicialmente 160 vagas nos cursos de Agronegócio e Manutenção e Suporte de Informática.

- PUBLICIDADE -

A Escola Técnica da cidade de Mamanguape foi construída com recursos federais e do Tesouro do Estado, representando investimentos da ordem de R$ 9,3 milhões. No ano passado, o Governo do Estado inaugurou a Escola Técnica Estadual de Bayeux, que inscreveu 180 alunos para 160 vagas nos cursos de mecânica e Desing de Móveis e ainda nas modalidades de ensino técnico integrado (médio e educação profissional técnica, Pronatec e Proeja (Educação de Jovens e Adultos/Médio).

O governador Ricardo Coutinho destacou o alto padrão da Escola Técnica de Mamanguape, de Bayeux e das outras quatro que estão em construção, lembrando que elas têm como base o modelo das construídas pelo então governador do Ceará, Cid Gomes. “Várias escolas estaduais na Paraíba já estão oferecendo cursos profissionalizantes porque a grande saída para o Brasil é tornar as escolas úteis, porque o ensino médio por si só não basta neste mundo competitivo. A Escola para ser útil precisa oferecer também uma profissão ao jovem ao lado da formação regular”, afirmou.

O ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que a Escola Técnica de Mamanguape é uma demonstração do sucesso da parceria da presidente Dilma Rousseff com o governador Ricardo Coutinho na área da educação. “Aqui estamos plantando oportunidades com vagas para ensino integral nos dois turnos e diversificando o currículo do ensino médio com a formação técnica que vão dar aos jovens um caminho e uma profissão”, disse.

Cid Gomes garantiu que o Ministério da Educação terá toda atenção às reivindicações apresentadas pelo Governo da Paraíba nas áreas do ensino técnico profissional e para educação no ensino médio. “Temos a certeza que os recursos federais encaminhados para a Paraíba serão bem aplicados e vão contribuir para o fortalecimento da educação. Esta escola que serve de modelo para todo o Brasil é um exemplo disso”, ressaltou o ministro.

Durante conversa na Granja Santana, antes da inauguração da escola técnica, o governador Ricardo Coutinho solicitou apoio do ministro Cid Gomes para o Governo do Estado construir mais escolas técnicas em outros municípios. “Pela postura do ministro da Educação tenho certeza que receberemos o apoio necessário para ampliarmos a formação técnica e profissional nos próximos quatro anos”, afirmou.

O secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, destacou que o início das aulas nas escolas técnicas de Bayeux e Mamanguape marcam o início da aceleração da oferta de educação profissional formando mão de obra e dando mais competitividade aos setores produtivos da região. “Dentro desse contexto, solicitamos mais apoio do Governo Federal ao Estado dentro dos programas Brasil Profissionalizante e Pronac e temos a garantia do ministro que a Paraíba entrará na rede ofertante do Pronatec assim como o Senai, o Senac e o IFPB”, comentou.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, ressaltou que o legislativo da Paraíba dará todo o apoio ao Executivo para a disseminação das escolas técnicas nos municípios porque representa mais oportunidades para os jovens e conhecimento como robótica e tecnologia. “Queremos parabenizar o governador do Estado e o ministro da Educação pela construção de uma escola linda, confortável e inclusiva”, comemorou.

Caroline Lima da Silva, da Escola Estadual Luiz Aprígio, disse que como estudante do ensino médio vê a Escola Técnica Estadual como uma oportunidade de concluir o grau de ensino com uma profissão. Caroline destacou que pretende seguir a área de Ciência e Tecnologia e vê o curso de informática como uma grande oportunidade para os jovens da região.

A solenidade de inauguração foi bastante prestigiada com as presenças da vice-governadora Lígia Feliciano; do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Marcos Cavancalti, filho de João da Matta Cavalcanti, homenageado que dá nome a escola; do novo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino; dos deputados federais Damião Feliciano; do deputado federal pelo Ceará, Domingos Neto; do reitor da Universidade Federal de Lavras (MG), José Soares; do secretário do MEC, Marcelo Felix; e do diretor do Núcleo Estruturante de Política de Inovação do MEC, Paulo Henrique de Azevedo, professores e alunos.

Radar com Secom