CulturaDestaque 2

Poeta João Furiba recebe homenagens no Estado de Pernambuco

Ainda repercute a homenagem recebida pelo poeta, João Furiba, residente atualmente em Triunfo-PB,  na cidade de São José do Egito-PE, dentro das festividades alusivas ao centenário de nascimento do poeta pernambucano Lourival Batista. Este faria 100 anos se estivesse vivo no dia 6 de janeiro.

- PUBLICIDADE -

A homenagem a João Furiba foi comandada pelo poeta Louro Branco e pela poetisa Mocinha da Passira, que teve ainda a participação de Bráulio Tavares, que é escritor, poeta, compositor, teatrólogo, roteirista e estudioso da cultura popular.

João Furiba, aos 94 anos de idade, é considerado uma lenda viva da cantoria, sendo muito admirado no mundo da poesia. O mesmo chegou a fazer dupla com nada menos que Pinto do Monteiro, maior poeta cantador de todos os tempos, falecido em 1990.
Durante as homenagens, foram declamados poemas e motes memoráveis de João Furiba. O poeta recebeu ainda um troféu.

Muito emocionado, João Furiba ouvia cada narração de episódios especiais que marcaram sua longa carreira no repente.Um fato curioso aconteceu e tornou o evento ainda mais especial. Durante as declamações de poemas e falas de João Furiba, o mesmo pediu para falar e corrigiu uma frase que foi declamada errada de um e seus motes em um duelo com a lenda Pinto do Monteiro. O público aplaudiu intensamente, todos impressionados com a lucidez e boa memória de João, no alto de seus 94 anos.

Um outro grande evento para homenagear João Furiba deverá ocorrer no final de fevereiro de 2015, na cidade de Sumé-PB, onde o mesmo residiu durante muito tempo.

Fonte: Radar PB