CulturaDestaque 2

Musical “Gonzagão – A Lenda” chega a João Pessoa para única apresentação

a762d80c-859e-4f41-9699-6defbbb7dfe2Dirigido por João Falcão, que também assina o texto, o premiado musical “Gonzagão – A Lenda” chega a João Pessoa para uma única apresentação gratuita nesta sexta (30), às 20h, no Ponto de Cem Réis. A turnê nordestina do espetáculo é patrocinada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Rede, empresa de crédito, e conta com o apoio local da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

- PUBLICIDADE -

Há quase dois anos em cartaz e visto por mais de 100 mil pessoas, “Gonzagão” conquistou o Prêmio Shell de Teatro em 2012 e foi eleito em 2013 um dos cinco melhores musicais pelo Estadão e Folha de S. Paulo. Oito atores e uma atriz se revezam numa viagem pela trajetória do “Rei do Baião”. Como em qualquer história do homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não convergem – e Falcão se sentiu livre para tratar mais do mito do que do homem.

“É a história de Luiz Gonzaga, mas não é Wikipédia”, ressalva Falcão, que abriu mão de qualquer didatismo na construção do texto. Dentre as cerca de 40 canções que estão no espetáculo, há sucessos como “Cintura fina”, “O xote das meninas”, “Qui nem jiló”, “Baião”, “Pau de arara” e “Asa branca”.

Na montagem, o ator Marcelo Mimoso narra boa parte da história de Gonzaga no palco, como também canta a maioria das músicas. Filho de sanfoneiro, Mimoso era taxista e cantava forró. Foi descoberto pelo diretor João Falcão numa noite em que se apresentava em um bar da Lapa. Hoje está produzindo seu primeiro CD-solo. O único papel feminino do elenco pertence à carismática estreante Larissa Luz. Também descoberta por Falcão, Larissa era cantora do grupo baiano AraKetu.