Cultura

Alunas do Mulheres Mil/Pronatec recebem Certificação Técnica em São José de Piranhas

MMIL_CapaTrajes de gala, decoração e música a caráter para comemorar a primeira festa de formatura. Foi assim que 70 mulheres de São José de Piranhas, no alto sertão do estado, receberam sua Certificação Técnica após concluírem o curso Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, ofertado através do Programa Mulheres Mil/Pronatec numa parceria entre o IFPB Campus Cajazeiras e o município.  A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (28).

- PUBLICIDADE -

A festa pela conclusão do curso, que teve uma carga horária de 240 horas, é mais que justificável. Aquele certificado representa para elas mais que uma conquista, uma espécie de passo emancipatório. É o que disse a dona de casa Cícera Alves dos Santos. “Eu estudei só até o quintoMMIL ano, depois casei, tive 4 filhos e passei 15 anos fora da escola. Então resolvi entrar numa turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas estava desmotivada, querendo desistir.  Foi quando entrei neste curso, que me fez acordar para muitas coisas. Eu voltei a ter gosto pelos estudos e quero seguir a diante. Meu desejo agora é fazer um curso de culinária e me tornar Chefe de Cozinha”, contou.

A Pedagoga Lucrécia Petrucci, diretora do Campus Cajazeiras, parabenizou as alunas pela perseverança e superação. “O desejo de vencer fala mais alto quando se tem determinação e coragem. Coragem para vencer o medo, o cansaço da rotina atarefada, o tempo longe da escola. Nós que fazemos o IFPB desejamos que esse seja o primeiro de muitos passos que vocês ainda darão, pois agora vocês sabem que é possível ir mais longe”, disse.

iiii
A professora Eudna Maria Barbosa Araújo, Coordenadora Estadual do Mulhres Mil/Pronatec, ressaltou em sua fala que aquelas mulheres além de mães, esposas, donas de casa que sempre foram, são agora profissionais. “Mulheres Mil”, que precisam acreditar no seu potencial e seguir em frente.

33333
Essa foi a primeira Certificação Técnica do Mulheres Mil/Pronatec em São José de Piranhas. O programa foi implantado no município em 2013 pela professora Virgínia Holanda e a Pedagoga Claudenice Alves, Gestoras do Programa na época.

gentee

necy

*Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.