Cidades

Açude que abastece Bonito de Santa Fé só tem 19,8% d’água

açiudupA cidade de Bonito de Santa Fé é uma das que está em sinal de alerta em relação ao abastecimento d’água para a cidade. Segundo a Aesa o açude Bartolomeu I, manancial responsável pelo abastecimento da cidade, só está com 19,8%  de sua capacidade total,  ou seja, 3.500.511 metros cúbicos. Quando está cheio o volume de água chega a 17.570.556 metros cúbicos de água.

- PUBLICIDADE -

A preocupação da população bonitense começa a aumentar devido à falta de chuvas na região. Segundo a meteorologia,   a previsão climática para o final do mês de janeiro, e, durante os meses de fevereiro e março de 2015 é de  um período “extremamente chuvoso” ou “extremamente seco” no primeiro trimestre de 2015.

Ainda de acordo com o documento, as perspectivas climáticas para as regiões do Alto Sertão,  indicam que as chuvas serão irregulares, tanto espacial quanto temporalmente. Mas, a tendência é que a pluviosidade fique em torno da média histórica.

Há pouco mais de três meses o açude Bartolomeu I foi inspecionado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e a orientação foi para os posseiros e moradores das áreas ribeirinhas parassem de tirar água para irrigação. Mesmo assim, o Radar Sertanejo foi informado de que muitos ainda insistem em usar á água para aguar plantações.

Na última visita àquele reservatório o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, lembrou que a atual situação dos reservatórios paraibanos, principalmente os localizados no Alto Sertão, se faz necessário combater as irrigações nesse momento de escassez hídrica.

Atualmente o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) está legalizando a posse das terras no açude Bartolomeu e depois que esse processo for concluído será feita a regularização do uso da água do açude através da liberação de outorgas.