Destaque 2Paraíba

Matrículas de novatos na rede estadual de ensino seguem até 30 de janeiro

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) reforça que as matrículas para os alunos novatos na rede estadual de ensino continuam abertas. O período de inscrição foi iniciado no dia 2 de janeiro e vai até o dia 30, podendo acontecer durante todo o ano letivo, caso o estudante venha transferido de outra instituição de ensino. O Governo do Estado disponibiliza 100 mil novas vagas na rede estadual e garante vagas para todos os alunos. Os alunos veteranos foram matriculados automaticamente durante o mês de dezembro de 2014.

- PUBLICIDADE -

No ato da matrícula, pais ou responsáveis preencherão um formulário e deverão entregar a documentação necessária: duas fotos 3×4, certidão de nascimento ou RG e o histórico escolar. O ano letivo de 2015 terá 202 dias letivos e vai começar no dia 9 de fevereiro para os cursos diurnos e noturnos. As Gerências Regionais de Educação (GRE) deverão organizar postos de informações sobre as vagas de cada escola e utilizar estratégias de divulgação, em conjunto com os diretores.

No período de 2 a 6 de fevereiro, será realizado o planejamento escolar. Durante o processo,  os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Plano Político Pedagógico (PPP), documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. Cada escola deve elaborar seu planejamento e o dia da acolhida.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) orienta aos gestores que garantam que os espaços estejam limpos e organizados, com exposição das produções de estudantes e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado.

Dia da Acolhida – Após planejar o ano, cada escola vai organizar a recepção dos estudantes no dia 9 de fevereiro. A recomendação da SEE é que cada escola convide a comunidade com o objetivo de acolher os estudantes e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo de 2015.