Cidades

Crise na compra do gado de corte, eleva preço da carne em Horebe

A carne bovina, que até bem pouco tempo, era repassada aos consumidores  de Monte Horebe por até R$ 15, agora se fixou no patamar dos R$ 18 [a carne bovina de primeira]. Esse valor pode aumentar a qualquer momento, Motivo: os criadores do município não dispõem de gado de corte para atender à demanda.

- PUBLICIDADE -

Atualmente os donos de frigoríficos de Monte Horebe abatem em média oito rezes por semana, grande parte desse gado de corte vem de outros municípios, como Bonito de Santa Fé e São José de Piranhas, o que pode aumentar o preço do produto para os consumidortes  “Tem semana que são abatidas oito ou até dez rezes  depende muito.” Disse, Dezinho-dono de frigorífico.

Segundo o comerciante,  para se achar uma um animal bom para o abate em Monte Horebe é difícil, haja vista, o rebanho está bastante reduzindo devido à morte de muitos animais o ano passado por falta de pasto e água. “A gente demora encontrar um boi para matar e quando compramos um, esse animal é bastante inspecionado pelo veterinário da prefeitura que só libera depois de detectar que o boi está em boa condição de ser consumido,” conta Dezinho.

O comerciante ainda diz  que o número de gado abatido por semana, em Monte Horebe, seria muito maior se muitos consumidores não comprassem carnes em São José de Piranhas e Cajazeiras.