Cultura

Jovens montam espetáculo para incentivar fortalecimento da cultura no Sertão

Diante da dificuldade e da escassez de oportunidades para produções culturais no Sertão, um grupo de jovens resolveu se reunir para fazer teatro. Com a iniciativa, a equipe pretende contribuir com o fortalecimento do cenário cultural na região. Os primeiros passos foram dados há cerca de dois meses, quando surgiu um convite para a montagem de um espetáculo.

- PUBLICIDADE -

A ideia foi lançada pelo ator cearense, radicado em Sousa, Maycon de Carvalho. “O Sertão é um lugar místico e iluminado. Isso é o bastante pra nos inspirarmos a produzir arte de qualidade. A arte teatral é mística e iluminada como esse Sertão. Junção perfeita pra manter o foco no processo de amadurecimento do fazer artístico”, refletiu.

Para iniciar os trabalhos foi escolhido o espetáculo Smarandescu, de Rafael Barbosa. “O texto não fala de seca e nem de cangaço”, brincou Maycon, que assina a direção da peça. “É uma reflexão sobre o amor. O amor mal resolvido entre dois homens”, revelou. “Vão afirmar que é uma peça gay, mas não vejo assim, vejo que é uma peça sobre gente que ama e se possibilita viver suas experiências sem medo de preconceitos”, completou.

O espetáculo traz no elenco os atores Edson Albuquerque, Eduardo Slim, Marvin Lúcio e Mariana Ramalho. Os atores participaram de um momento de vicência intensa, para estudo do texto e das personagens. “Sinto uma imensa satisfação em participar dessa empreitada. É um sonho em conjunto sendo realizado e já abracei com carinho esse projeto. Fátima (a personagem) já é a mulher da minha vida”, declarou Mariana.

Em meio à falta de apoio, a Fundação Ernani Satyro (FUNES) surge como parceira do espetáculo. A Instituição é responsável pela realização de um curso de teatro em Patos, de onde saem os atores que darão vida as personagens. “Quando trouxemos o curso, nossa ideia era despertar o interesse pelas artes cênicas na cidade e provocar o surgimento de novas produções. Saber que atingimos esse objetivo é motivo de orgulho e felicidade”, comemorou Veruza Guedes, secretária executiva da FUNES e integrante da equipe de produção.

A previsão é que o espetáculo Smarandescu estréie no mês de março. Até lá o elenco passará por um processo de amadurecimento através de estudos, ensaios e participação em oficinas. A peça deverá ser encenada em Patos, Sousa e outras cidades da região.