Paraíba

Fórum reúne representantes de 32 assentamentos do Alto Sertão

pb_1Realização de oficinas sobre produção de mudas de árvores e economia solidária, além de apresentações culturais e desfile de moda promovido por mulheres assentadas, que produzem suas próprias peças, marcaram a realização da 15ª edição do Fórum dos Assentados do Alto sertão da Paraíba.

- PUBLICIDADE -

O encontro foi realizado durante dois dias, no sítio Caeiras, município de Cajazeiras, a 471 quilômetros de João Pessoa. Cerca de 150 assentados, entre jovens, homens e mulheres de 32 assentamentos do Alto Sertão, participaram da atividade.

O fórum foi realizado pela Central das Associações dos Assentamentos do Alto Sertão Paraibano (Caaasp), contratada pelo Incra para prestar assistência nos assentamentos. O objetivo foi avaliar e encaminhar propostas que possam melhorar a realidade dos assentados.

O superintendente regional do Incra/PB, Cleófas Caju, participou do Fórum e destacou a importância da política de assistência técnica, enfocando que a equipe de cartografia do Incra/PB alcançou metas ao realizar o parcelamento de vários assentamentos do Alto Sertão, fato possível com a cooperação técnica da Caaasp.

Durante a apresentação do eixo de produção, o destaque foi o grande volume de créditos acessados através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Cleófas Caju parabenizou a atuação da equipe técnica da Caaasp, lembrando também dos projetos aprovados para o “Plano Brasil Sem Miséria”.

Ele destacou que a responsabilidade da equipe é acompanhar a execução desses projetos, pois o acesso é apenas a primeira etapa. Disse ainda que a execução precisa ser acompanhada para que os resultados sejam satisfatórios, fechando todo o ciclo do projeto.

Para a Coordenadora da Caaasp, Nelsa Vieira, o Incra está mais presente nos assentamentos e os avanços são significativos, embora ainda existam muitos desafios a serem vencidos.

Da Redação com Assessoria