Cidades

Carrapateira completa 53 anos de emancipação política

carrr ppppA pequena cidade de Carrapateira, encravada no Alto Sertão paraibano, comemorou nesta quinta-feira (11), seus 53 anos de independência política. O prefeito da cidade, André Pedrosa, não fez festa para o povo, ele preferiu poupar recursos para sanar a situação dos servidores públicos.

- PUBLICIDADE -

Durante a semana houve vários eventos na cidade, os maiores deles foram eventos culturais promovidos pelas secretarias municipais, como a da educação.

Às 9h da manhã houve Missa em Ação de Graças na Igreja de Santo Afonso. Autoridades municipais estiveram presentes.

À tarde, o prefeito André  se reuniu com a promotora  e a juíza da comarca de São José de Piranhas para decidir sobre a liberação do FPM deste mês que havia sido bloqueado para pagamento de servidores. O prefeito garantiu que até o final de dezembro deve resolver o pagamento dos efetivos do município.

 

BREVE HISTÓRICO

O nome do município provém da quantidade de mamona encontrada na região, também conhecida como Carrapateira .
Inicialmente pertencia ao município de São José de Piranhas. A emancipação política ocorreu em 11 de dezembro de 1961 e instalado no dia 28 do mesmo mês , pelo então Governador Pedro Gondin.

O povoamento do município iniciou no século XVIII por volta de 1770, quando Francisco Vieira da Silva, vindo da cidade de Sousa (PB, depois veio outras famílias, Pereira e Silva de Catolé do Rocha, Pedrosa do Ceará, Galdino Braz da Silva de São José de Piranhas estabeleceram-se naquelas terras compradas de um criador de gado, que perdeu quase todo seu rebanho com o tingui, “Mascagnia rígida, cipó ou arbusto escandente da família Malpighiaceae, é umas das plantas tóxica mais conhecida e encontradas na região Nordeste e parte da região Sudeste do Brasil os principais nomes populares encontrados são: tingui e timbó. É considerada uma planta do agreste e sertão, porém ocorrendo sobretudo nos lugares mais frescos (TOKARNIA ET AL., 2000)”. Por ser uma cidade de difícil acesso e estando ladeada de serras, o povoamento foi muito lento e até hoje.

Em 1919 foi construída a capela em homenagem a Santo Afonso Maria de Ligório, através dos esforços de Joel Pereira da Silva e do padre Nicolau Leite. Nesta mesma época, iniciou-se o traçado do povoado8 . O crescimento da cidade se deu em virtude da feira livre criada em 15 de Fevereiro de 1937 e em 1938 foram abertas as primeiras lojas de tecido.
Festividades: Festa de Santo Afonso Maria de Ligório, de 23 de Julho a 1º de Agosto. Povoados: Baixas, Outro Lado, Bomfim dos Pedrosa, Bomfim dos França, Os Boi, Lancha, Volta e outros.