Brasil

Transposição do Rio São Francisco está com 67,5% pronta

Prevista inicialmente para ser concluída em 2012, a Transposição do Rio São Francisco chega ao final de 2014 com 67,5% de sua execução física pronta. O balanço foi apresentado pela Comissão Externa do Senado que acompanha o projeto, atualmente previsto para ser entregue até o final do próximo ano. Mais de 11 mil trabalhadores atuam nas obras. A construção está orçada em R$ 8,2 bilhões.

- PUBLICIDADE -

Nessa segunda-feira (8), integrantes da Comissão vistoriaram as obras nas cidades de Monteiro e São José de Piranhas, na Paraíba, e de Mauriti, no Ceará. O grupo foi acompanhado pelo ministro da Integração, Francisco Teixeira.

“Estamos muito próximos de concluir esse grande empreendimento iniciado no governo Lula e continuado no governo da presidenta Dilma. A transposição veio para transformar a vida de mais de 12 milhões de nordestinos que vivem no semiárido”, afirmou o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, que é relator da Comissão.

Desde outubro, a primeira estação de bombeamento do Eixo Leste, localizada em Floresta, no interior de Pernambuco, está bombeando água do Rio São Francisco em fase de teste. Os primeiros falharam.

Foto: divulgação

O bombeamento segue em testes até o final deste ano. Nesse trecho, a água segue um percurso de 15 quilômetros do Lago de Itaparica até o Reservatório de Areias.

A expectativa do governo federal é que a Transposição garanta segurança hídrica para 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

 

Radar Sertanejo mais Blog de Jamildo