Paraíba

Bombeiros do Alto Sertão participam do Curso de Salvamento Veicular

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB) promoveu, através do Batalhão situado em Campina Grande (2º BBM), um treinamento e atualização no que tange o salvamento em altura. A instrução aconteceu na ‘Pedra da Boca’, ponto conhecido do município de Araruna, no Agreste do Estado, onde frequentemente há a prática de rapel em virtude do solo montanhoso.

- PUBLICIDADE -

Conforme o tenente Linaldo Solto, que participou do treinamento, as aulas aconteceram durante dois dias, 20 e 21 deste mês, e incluíram conhecimentos atualizados sobre nós e amarrações, novos materiais e equipamentos, além de técnicas atualizadas de descida e resgate.

“Temos no Estado vários grupos que praticam rapel, tanto na Pedra da Boca como na Pedra do Sítio Marinho, que fica a aproximadamente 15 quilômetros de Campina. Inclusive, já atendemos um caso de uma pessoa que estava praticando o esporte e ficou presa na Pedra do Marinho”, contou Linaldo, enfatizando a importância dos bombeiros estarem preparados para o salvamento em altura nesse tipo de terreno.

Ainda segundo o oficial, a Pedra da Boca foi escolhida como local de treinamento por possuir um grau de dificuldade maior do que outros locais semelhantes existentes na Paraíba. “Os benefícios para nossa corporação são visíveis, a assimilação de novas técnicas ajuda diretamente quem está trabalhando no dia a dia com o salvamento em altura e, consequentemente, a população”, enfatizou.

O treinamento foi realizado sob o comando do capitão Flaubert Barbosa e teve ainda como instrutores o tenente Soares e o soldado Jancleiton, ambos de João Pessoa.

 No Sertão do Estado – Cadetes do Curso de Formação de Oficiais BM e oficiais e praças das unidades de Cajazeiras, Sousa e Pombal participaram, este mês, do Curso de Salvamento Veicular. A qualificação, com carga horária de 63 horas, teve o objetivo de repassar instruções teóricas e práticas sobre os procedimentos adequados em casos de resgates dos mais básicos aos de alta complexidade relacionados a acidentes automobilísticos.

b3

Foram ministradas aulas sobre técnicas de estabilização veicular, novas tecnologias, desencarceramento e retirada de vítimas presas em ferragens.

Deixe uma resposta