Cidades

Aesa conclui desobstrução do curso do rio Condado, em Conceição

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba concluiu nesta terça-feira (25) a desobstrução do rio Condado, no município de Conceição, no Sertão paraibano. O trabalho durou 15 dias e retirou barramentos de pedras, bancos de areia, cercas e capim que impediam a passagem da água.

- PUBLICIDADE -

De acordo com diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes da Silva, 15 homens trabalharam diariamente ao longo dos 21 quilômetros de extensão do rio. “Com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado, utilizamos máquinas retroescavadeiras e caçambas para retirar todo tipo de entulho que atrapalhava o curso, permitindo que a água atenda outros usuários ao longo do rio Condado e até do rio Piancó”, comentou o coordenador da equipe de campo.

Além do DER, a Aesa contou com o apoio do Ministério Público. O promotor da cidade de Conceição, Ernani Lucas Nunes de Menezes, convocou os proprietários das áreas que seriam liberadas e pediu a colaboração no cumprimento das determinações da Aesa. “Algumas pessoas estavam vendo o rio como um bem privado pelo simples fato dele passar por dentro de sua propriedade. Esclarecemos a necessidade de tratá-lo como um bem público que precisa ser utilizado de forma que não prejudique os outros agricultores”, alertou o promotor.

Maquinas

“A água que saía da comporta do açude de Condado estava sendo represada. Explicamos que essa contenção impedia que ela fosse utilizada pelos demais usuários do próprio município”, acrescentou Chico Lopes.

No último dia 17, outra equipe comandada pelo setor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa começou a desobstrução no curso do riacho Bruscas, que percorre os municípios de Curral Velho e Boa Ventura. O objetivo é permitir que a água alcance o maior número de usuários e alcance a confluência com o rio Piancó. A previsão é de que a limpeza seja concluída no próximo mês.

Deixe uma resposta