CulturaDestaque 2

Papa Francisco defende que toda criança ‘tem direito a um pai e uma mãe’

Em um novo aceno à ala conservadora da Igreja Católica, o Papa Francisco proferiu novo discurso nesta segunda-feira (17) com uma declaração defendendo o direito de uma criança de ter “um pai e uma mãe”. As palavras do Pontífice foram duramente criticadas pela comunidade LGBT como um retrocesso na tentativa de tornar a religião católica mais inclusiva ao grupo.

- PUBLICIDADE -

De acordo com Francisco, “as crianças têm o direito de crescer em uma família com um pai e uma mãe”. As palavras foram ditas diante de uma conferência em Roma.

No entanto, a declaração foi a única referência concreta que o Papa fez sobre heterossexualidade em todo o discurso. De acordo com muitos presentes ao evento, o resto da oratória do Pontífice permaneceu em grande parte ambígua sobre o conceito de complementaridade entre homem e mulher.

Mas as palavras já foram suficientes para que muitos líderes religiosos conservadores, inclusive de outras correntes cristãs, exaltarem a defesa da heterossexualidade na Igreja Católica. “O Papa Francisco deixou claro que a complementaridade masculino / feminino é essencial para o casamento e não pode ser revista por ideologias contemporâneas”, disse no Twitter Russell Moore, da Igreja Batista dos Estados Unidos.

No entanto, o anúncio do Pontífice na conclusão do seu discurso de que ele vai participar em setembro do Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia, foi considerado um aceno para o lado oposto, em direção a uma maior aceitação das famílias não tradicionais. Na reunião, são esperadas as presenças de casais homossexuais.

Fonte: O Globo

Deixe uma resposta