Esporte

El Niño ameaça e seca pode se prolongar em 2015 no Ceará

A seca pode castigar o estado do Ceará até 2015, pelo menos é o que concluiu um estudo recente da fundação Cearense de Meteorologia do Ceará (Funceme). Há 80% de chances da ocorrência de El Niño no segundo semestre de 2014. A depender da intensidade do fenômeno, o Ceará poderá viver mais um ano de seca.

- PUBLICIDADE -

“Até o presente momento não é possível saber como vai ser o inverno de 2015, tendo em vista que ainda não temos condições de fazer uma previsão exata.” A afirmação é do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio Martins, que ressalta que, apenas em dezembro, poderemos aferir os impactos do fenômeno El Niño no que diz respeito a precipitações no Ceará.

“O El Niño impacta negativamente, porque o importante seria que esse fenômeno não existisse, mas, na realidade, ele ainda está presente, e é motivo de preocupação, já que não aponta para uma quadra chuvosa regular”, alerta. Por outro lado, disse que ainda há esperança de um inverno normal, porque o atual sistema poderá mudar, ou seja, sem El Niño, até o fim do ano.

Embora com alguma esperança, Martins alerta que é preciso usar a água com muita racionalidade, evitando todo e qualquer desperdício, porque os reservatórios estão com seus estoques baixos.  “Nos grandes açudes, temos uma média de trinta por cento e, nos pequenos, menos de dez por cento, com alguns na faixa zero”.

Martins deixou claro que não quer apavorar ninguém ao pedir o uso racional da água, mas enfatiza que os estoques estão baixos no momento e a tendência é baixar mais ainda devido ao sol forte diário que aumenta os índices de evaporação da água represada. O presidente não quis falar sobre a irrigação dos perímetros, justificando que o assunto não é da sua área de atuação, mas disse que a situação é de alerta até mesmo para essas áreas.

Dos 149 açudes monitorados no Ceará, 15 estão com volume abaixo de 1% da capacidade.

Fonte: Funceme

Deixe uma resposta