Brasil

Transposição: operários comemoram com festa perfuração do túnel Cuncas I

Trabalhadores viraram à noite na comemoração de conclusão da  perfuração do túnel Cuncas I da transposição do Rio São Francisco. A festa foi comemorada na Granja Santana em Mauriti-CE, na noite desta quinta-feira (30). Além de operários, compareceram à festa  familiares dos trabalhadores. É o casso de,  Francineuda Alves, esposa do motorista,  Elindomar. Ela mostrou se feliz com a conclusão do túnel.
“Obrigado senhor por participar dessa conquista, Transposição do Rio São Francisco Meta 3N, festa de comemoração .” postou ela.

- PUBLICIDADE -

Entenda
A construção do maior túnel para transporte de água da América Latina, o Cuncas I, chegou aos 15,4 quilômetros depois de concluído.  A estrutura fica situada na divisa do Ceará com a Paraíba (São José de Piranhas-PB e Mauriti-CE) e faz parte das intervenções do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que irá garantir abastecimento de água para mais de 12 milhões de nordestinos.

A expectativa é de que seja concluído a parte de acabamento em 2015. A obra desperta a atenção não só pelos resultados que trará no futuro, mas também pela estrutura de grande porte utilizada no projeto. Além de todo o aparato de mão de obra e equipamentos, ainda conta com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a perfuradora de rocha intitulada Jumbo.

Com o objetivo de conduzir aproximadamente 83 mil litros de água por segundo, o túnel levará água para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, após passar pelo túnel -Cuncas II’. Para a condução dos recursos hídricos até os estados beneficiados, a estrutura possui uma interligação com um reservatório. É a barragem de Boa Vista, no município de São José de Piranhas-PB, que também está em construção.

O projeto adota um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como Novo Método de Tunelamento Austríaco (NATM), que contribui para acelerar as obras. O planejamento distribuiu os operários em frentes de serviço simultâneas, nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída). Na medida em que as perfurações avançavam, as equipes se deslocavam em sentidos opostos até se encontrarem as escavações. Com este método e o funcionamento em 24 horas, tem sido possível escavar 18 metros por dia.

Deixe uma resposta