Cultura

Pisada do Sertão vai participar de Festival Internacional de Folclore

O evento teve como objetivo, valorizar a cultura popular brasileira, fomentar o intercâmbio entre diversas culturas mundiais e promover a mostra de trabalhos acadêmicos que ampliem a pesquisa no campo das artes e do patrimônio imaterial.

- PUBLICIDADE -

No dia 26 de agosto o grupo Pisada do Sertão apresentou-se representando o Estado da Paraíba. Nos dias do evento apresentam-se grupos como Ballet Senderos (Argentina), Elenco Folklórico Municipal de San Alberto (Paraguai), CTG Lalau Miranda (RS), Balé Folclórico da Amazônia (PA), Grupo TakinaIte Ahi (Chile), Grupo Mérken (Chile), Grupo Vidovo (Eslovênia), Grupo Imagenes Del Perú, Tropeiros do Litoral (SC), Balé Brasil Central (GO), Balé Negras Raízes (GO), Professor Bariani Ortêncio, Professora Cristina Bonetti, Musical Brasil Central (GO), Grupo Bumba meu Boi de Axixá (MA), Ballet Folclórico Imagenes Del Peru, Grupo Raízes Nordestinas (CE), Elenco Folclórico Municipal de San Alberto (Paraguai) e CTG Lalau Miranda (RS).

A Cia Pisada do Sertão foi o único representante do estado da Paraíba, e para isto preparou um espetáculo que melhor representasse as tradições culturais do nordeste e principalmente do sertão paraibano. Os jovens poçomourenses apresentaram em Pirenópolis – GO o espetáculo “Nordeste, seus cantos, recantos e encantos” que é composto por três blocos de danças: Xaxado, frevo e xerém; Ciranda, coco, pau de fitas e cavalo marinho; Xote, baião, mazurca, Araruna, reisado e bumba meu boi. No dia 28 de agosto o grupo foi recepcionado em Brasília pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Ao final da apresentação o Grupo Cultural Pisada do Sertão foi convidado pelo representante do Brasil do Conselho das Organizações de Festivais de Folclore e Arte Popular (CIOFF) para participar do Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais que será realizado no Paraguai. O Conselho das Organizações de Festivais de Folclore e Arte Popular (CIOFF) é um parceiro oficial da UNESCO.

A Associação Cultural Pisada do Sertão é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com a finalidade de representar, incentivar, fomentar e congregar os artistas das diversas atividades culturais da cidade de Poço de José de Moura – PB e região. A ACPS é formado por 30 membros na qual desenvolvem atividades na área da música, dança, cultura popular, teatro, poesia e artesanato. Tem como coordenadora a professora Ana Neiry Moura Alves e uma das integrantes é a estudante Ana Raquel Feitosa Ferreira, filha da gestora da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF), professor Francisco Cassiano Sobrinho, Ana Maria Batista Feitosa.Tem como público alvo, crianças, jovens, adultos e idosos, na comunidade carente na sede do município de Poço de José de Moura – PB.

A Associação Cultural Pisada do Sertão tem como parceiros o Centro Cultural Banco do Nordeste através da realização mensal do programa arte retirante na cidade de Poço de José de Moura, o SEBRAE através do setor de cultura, no qual apoia o deslocamento do grupo para eventos fora do Estado do Paraíba e promove capacitações e treinamentos na área cultural e a Prefeitura Municipal de Poço de José de Moura, através das Secretarias de Ação Social e de Educação.

Abdias Duque de Abrantes

Deixe uma resposta