Municípios

Boqueirão perderá 2 milhões de metros cúbicos por mês com a evaporação, revela técnicos da Cagepa

Atualmente, com o volume de apenas 12% de sua capacidade, o que corresponde a 30.730.103 m³, o açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão), localizado no município de Cajazeiras enfrenta uma das piores crises desde sua construção no ano de 1933.

- PUBLICIDADE -

O manancial que abastece Cajazeiras e outros municípios na região sertaneja, alcançou o menor volume de água no ano de 1993, quando atingiu 16 milhões de metros cúbicos de água.

Segundo dados dos técnicos da Cagepa, o açude suportará a demanda de abastecimento d’água até março de 2015. Só que os estudos apresentados pelos técnicos são baseados no ano de 1993, ou seja, 21 anos atrás. Diante disso, temos que levar em consideração o assoreamento causado com o tempo, e, além disso, após 20 anos houve um aumento considerável de ligações residenciais, que surgiram neste período com o crescimento da cidade e a evolução da sua população. Para se ter uma idéia, o crescimento populacional de Cajazeiras nestes 21 anos registrou aumento de mais de 10 mil habitantes.

Uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Cajazeiras debaterá o assunto através de uma comissão formada de vereadores para tratar do tema.

Fonte: Portal CZN

Deixe uma resposta