Cultura

Aos 20 anos, estudante do IFPB escreve dois livros

O sonho de ser escritora profissional está cada vez mais perto de se tornar realidade para Rebeca Soares Melo, aluna do 5° período do curso de Administração do Campus João Pessoa. Apesar da pouca idade, ela trabalha em dois livros que são recordes de acesso num site gratuito de leituras seriais, utilizados pela estudante para expor suas produções.

- PUBLICIDADE -

O romance “Rainha dos corações congelados” e a ficção científica “As lendas de Saas” ainda não foram concluídos, mas já foram aprovados pelos leitores e elogiados pelos internautas. Em pouco mais de cinco meses, o romance com 16 capítulos foi acessado por 37 mil usuários e a ficção científica de 84 páginas contabiliza 25 mil acessos.

Foi “As Crônicas de Nárnia” que despertou na jovem o prazer da leitura, algo que ela não apreciava muito quando criança. Criativa e habilidosa com as palavras, Rebeca descobriu o gosto pela escrita ainda na sexta série do ensino fundamental. Desconfiada do próprio talento, a aluna produzia livros que nunca eram concluídos. “Uma vez, eu peguei um livro aqui, na biblioteca Nilo Peçanha, que me motivou. O livro era muito ruim, apesar de ser de Sidney Sheldon, um autor que eu adoro. Então, eu pensei que todo mundo pode melhorar e que comigo também poderia ser assim”.

Após ingressar no curso de Administração, Receba aplicou os conteúdos que aprendeu sobre marketing e empreendeu o seu projeto. Pesquisando sobre editoras que poderiam se interessar pelas histórias, ela conheceu uma ferramenta online de publicação gratuita. “Eu achei que era melhor começar publicar lá porque, além de ser gratuito, eu conheço muitas histórias de pessoas que iniciaram divulgando nesse site e, depois, tiveram seus livros publicados por editoras”. A ilustração das capas dos livros também é de autoria da estudante, que ainda criou um book trailer sobre as histórias, uma espécie de anúncio em vídeo para chamar atenção dos leitores.

E essa divulgação tem dado certo. Neste ano, Rebeca recebeu o convite para publicação e lançamento dos seus livros na 23ª Bienal Internacional do livro de São Paulo, que acontece neste mês. Pega de surpresa, a estudante teve que adiar a realização desse sonho. “Eu não tinha condições financeiras para aceitar a proposta e nem iria conseguir terminar os dois livros a tempo”, comentou.

Para conciliar os estudos e a produção literária, ela passou a organizar o seu tempo. A dedicação ao curso é prioridade, mas as horas vagas são todas reservadas para escrever, isso significa sacrificar os finais de semana com a família ou amigos, feriados e até mesmo as férias. E deve ser assim por um bom tempo. A estudante não pretende desistir de nenhuma das suas paixões. “Eu acho que o meu futuro ainda é uma página em branco, são muitas possibilidades. Tudo vai depender de como o público vai receber os meus livros, caso eu chegue a publicá-los. Eu também penso em trabalhar na área ou ter a minha própria empresa. Tenho certeza que não vou abrir mão de nenhum dos dois, da Administração e de escrever”.

Clique aqui para conhecer o livro “Rainha dos corações congelados” ou acesse esse link para conferir a história de “As lendas de Saas”.

Assessoria de Comunicação Social

Deixe uma resposta