Brasil

PM agride grevista da transposição em Mauriti-CE

Policias militares do Ceará são acusados de invadir nessa, quarta-feira (2), o canteiro de obras da empresa Queiroz Galvão, responsável pelas obras da Transposição do Rio São Francisco no município de Mauriti-CE, e agredir um trabalhador.

- PUBLICIDADE -

A ação da Polícia aconteceu quando o operário, Paulo Neto (foto depois da agressão)  fazia imagens [com um celular] do movimento de greve que eles fazem há mais de 35 dias no trecho de obras.

No vídeo [gravado por um operário] Paulo Neto está em pé e dialoga com os trabalhadores  quando os policiais o abordam e  joga o trabalhador no chão.  “Isso é uma arbitrariedade.” Diz um  operário. No momento da ação, vários colegas de trabalho tentam evitar a ação da Polícia que revida com tiros para o alto.

Trabalhadores afirmam que  devido à greve, a empreiteira  Queiroz Galvão, está demitindo "por justa causa" e  agora também está sendo acusada de pedir a intervenção da Polícia para dispersar os grevistas.

Depois da prisão do trabalhador, homens tentam impedir a passagem da viatura, mas são intimidados com tiros de advertência.  

Eles reivindicam principalmente aumento salarial, no valor de 13%. O canteiro de obras está parado desde maio, e há cartazes de protestos colocados pelos operários.  “Tem dias que tem cinco policiais armados. Isso é uma vergonha. Aqui é todo mundo pai de família, trabalhador”, reclama o operário Gilson Costa, sobre a presença dos policiais.

O subtenente Marcos Gomes afirma que a Polícia está presente de forma preventiva. “A Polícia Militar está aqui para a segurança tanto dos manifestantes grevistas quanto aos transportes e bens da empresa”, diz.

Caso deve ir à justiça
Segundo os grevistas,  o caso é arbitrário e será levado ao conhecimento  do Ministério Público, da  Corregedoria da Polícia, e às Organizações de Direitos Humanos.
O comando da Polícia o qual pertence os policiais ainda não  semanifestou sobre o ocorrido.

Veja ao vídeo a agressão dos PMs, que se espalha nas redes sociais:

Deixe uma resposta