Brasil

Missa marcará os 80 anos da morte de Padre Cícero

No dia 20 deste mês o Nordeste e o Brasil estarão presentes em Juazeiro do Norte para celebrar os 80 anos de morte do Padre Cícero Romão Batista. A cidade já se prepara para receber milhares de turistas e romeiros, a exemplo dos anos anteriores. Padre Cícero faleceu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade, foi sepultado no altar da Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, local de peregrinação de milhões de devotos que visitam a terra do “Padim Pade Ciço”. A missa do Padre Cícero ou missa do dia 20, é uma tradição desde 1934 e se popularizou ainda mais nos últimos 08 anos, quando passou a ser mostrada pela TV ao vivo para todo Brasil.

- PUBLICIDADE -

O evento acontece sempre no largo da Capela do Socorro, às 6 horas, que chova ou faça sol. A tradição da celebração no aniversário de morte do Padre Cícero se repete todo dia 20, sempre, no mesmo horário. Estima-se que mais de 50 mil fiéis estejam presentes em Juazeiro, no próximo dia 20, dia da missa, devido ser um domingo. A celebração será presidida pelo Bispo diocesano, Dom Fernando Panico, auxiliado por dezenas de padres de várias paróquias e de outros estados da federação. Muitas autoridades devem marcar presença, inclusive o Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes. Como este ano é um ano eleitoral, candidatos do Ceará e de outros estados com certeza estarão presentes na missa, alguns com enormes caravanas.

TV E RÁDIO

Para milhões de pessoas que não podem vir a terra do Padre Cícero participar da celebração, o evento pode ser assistido em todo país por um pool de emissoras de TV, formado pelas TVs Aparecida e Século 21, de São Paulo; Rede Evangelizar de Comunicação, de Curitiba, conhecida com a TV do Padre Reginaldo Manzotti; TV Ceará, de Fortaleza; e a TV Verde Vale de Juazeiro do Norte. Para quem reside em outros países a missa pode ser captada pela internet através do site: tvpadrecicero.com.br.

A transmissão da missa de Padre Cícero pela TV para todo o Brasil e o mundo foi uma iniciativa do prefeito Raimundo Macedo, em sua primeira administração. Raimundão, como é mais conhecido e está em sua segunda administração, assegura que “esse evento é único no país a ser mostrado pela TV numa data e horário definidos todo mês”, afirmou o prefeito, ressaltando que “assim podemos divulgar mais nossa cidade, mostrar a fé e a devoção do nosso povo e da nossa gente, em torno do sacerdote simples e humilde que faleceu há 80 anos”. São muitas as emissoras de rádio no Cariri cearense e em várias partes do país também transmitem a missa todo dia 20.

 

Roberto Bulhões / Miséria

Deixe uma resposta