Brasil

Abóboras gigantes chamam atenção na PB

Seis abóboras gigantes que foram cultivadas na cidade de Nova Floresta, no Curimataú paraibano, têm atraído turistas ao município, que tem cerca de 10 mil habitantes. Segundo o agricultor Adailton Gomes, o local recebe mais de 700 visitas por dia. A maior das abóboras gigantes cultivadas na cidade pesa mais de 200kg, aproximadamente 33 vezes mais que uma abóbora comum, que normalmente pesa cerca de 6kg.

- PUBLICIDADE -

Maria da Paz Araújo, que mora em Brasília, viu a foto da abóbora nas redes sociais e foi até Nova Floresta para conferir de perto. “Nem acreditamos tanto, pensamos que seria uma montagem”, comentou a turista.

As sementes foram importadas do estado americano da Califórnia. Foram apenas quatro sementes, que foram adquiridas por curiosidade dos agricultores.

“A gente não sabia se iam se adaptar ao nosso solo e ao nosso clima semiárido. Está sendo uma surpresa para a gente. Em um clima não tão favorário a essa variedade desenvolvida nos Estados Unidos, e está sendo um sucesso. De repente, eu vi a planta dobrar de tamanho, as folhas. De um dia para o outro, em 24 horas, ela dobrava de tamanho. Iisso me impressionou e a meus funcionários também”, explicou o agricultor Adailton Gomes.

Abóbora é aproximadamente 33 vezes mais pesada que o fruto comum (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Segundo o professor de agrocologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Lucíno Oliveira, não se trata de uma mutação genética. “Para ser uma mutação, deveria ser uma abóbora comum daqui. Por razão principalmente de fertilidade ou condição de solo, essa abóbora crescer muito, o que não foi o caso. Foi uma variedade importada, com potencial genético de ser uma abóbora gigante”, explicou o professor.

A cidade, que era conhecida pelo cultivo de maracujá, agora pode também ficar famosa por causa das abóboras gigantes. “Vamos disseminar as sementes na região para criar uma cultura de competição entre produtores para ver quem produz a maior abóbora”, disse Adailton Gomes. Segundo ele, os frutos serão doados para escolas da região.

Segundo o livro dos recordes, a maior abóbora do mundo foi cultivada nos Estados Unidos no ano passado e pesava 921kg. Ela era da mesma variedade da abóbora cultivada em Nova Floresta.

 

Do G1 PB

Deixe uma resposta