Cultura

Prefeitura abre 8ª Semana de Cultura em Carrapateira

Toda a história cultural do município de Carrapateira, no Alto Sertão paraibano, como a chegada dos primeiros habitantes, a passagem dos cangaceiros pela região, a construção da primeira capela (Santo Afonso) e a chegada da luz elétrica acompanhada da primeira televisão na cidade, foi exibida através de fotos narrativas e cenas e personagens durante uma apresentação teatral que teve como título “Os desbravadores de Carrapateira”.  A exibição ocorreu nesse fim de semana na abertura da VIII Semana de Cultura de Carrapateira, dentro da programação festiva dos 52 anos de Emancipação Política do Município.

- PUBLICIDADE -

A abertura do evento foi feita pelo prefeito André Pedrosa juntamente com a primeira-dama do município Valeria Pedrosa. A mesa foi composta pelos vereadores Marcos Antônio, Francitônho, Delânia Alves, Galego, João de Ceará, Nenem de Manega, Zé Gato, representando o vice-prefeito Liliana Batista, além das secretárias de Educação Valma Laene Pedrosa e Cultura Claudinha Silvino.

O evento de abertura da Semana Cultural foi uma promoção das secretarias de Educação com o grupo de dança Aquarela do Brasil, aonde e a Secretaria de Cultura na pessoa de Claudinha Silvino trouxe uma apresentação teatral com o título Os desbravadores de Carrapateira. O número narrou toda a historia do Município de carrapateira, desde os seus desbravamento passando pela chegada dos primeiros habitantes, as datas mais importantes como o período da chegada dos cangaceiros na região, a Construção da Capela de Santo Afonso a chegada da luz elétrica com a primeira televisão trazida pelo então prefeito Jose Cavalcante da Silva, as frente de trabalhos de emergências.

VEJA AQUI as fotos do evento

Todos os fatos foram consultados através da pessoa do senhor José Pereira Sobrinho, que se encontrava presente como um homenageado na peça por ser o contador de Historias da Cidade. A narrativa passou revivendo fatos importantes como a elevação do distrito a categoria de cidade, com o empenho do Prefeito de São Jose de Piranhas Jose Cavalcante e do Governador Pedro Gondim em plena Ditadura Militar, uma conquista gloriosa para aquela gente e finalizou com a mais nova conquista dos carrapateirenses que é a data da assinatura da obra asfáltica pelo atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Para os carrapateirenses essa também deve ser considerada mais uma grande conquistas, dentro do avanço e crescimento cultural local. E para abrilhantar a festa o Show ficou por conta da Banda Bom de Mexer com patrocínio de todas as secretarias, prefeito e vereadores. Foi uma noite linda e maravilhosa.

Colaboração: Ana Tavares de França

Deixe uma resposta