Política

Cícero Lucena sobe e passa Maranhão em João Pessoa

A primeira pesquisa Consult, após o registro de candidaturas, revela um empate técnico entre o senador Cícero Lucena (PSDB), candidato pela coligação ‘Por amor a João Pessoa sempre’ (PSDB, PSC, PT do B, PHS, PRTB, PSDC e PSL), com 25,3% das intenções de voto (pesquisa estimulada), e o ex-governador José Maranhão, na disputa pela coligação ‘João Pessoa mais feliz’ ((PMDB, PTB, PR, PMN, PPL e PTC), com 24,9%.

- PUBLICIDADE -

A diferença entre os dois candidatos é de 0,4 ponto percentual, Cícero aparece ligeiramente na frente, bem diferente da última pesquisa de abril, quando o candidato do PSDB tinha 20,4% contra 27,6% de Maranhão.  

Em terceiro lugar, com 14,2%, aparece o deputado estadual do PT, Luciano Cartaxo, que encabeça a coligação ‘Unidos por João Pessoa’ (PP, PPS e PRB). A quarta colocada na pesquisa Consult, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, é Estelizabel Bezerra (PSB), candidata da coligação ‘Pra seguir em frente’ (PSB, Democratas, PC do B, PTN, PDT, PRP, PSD, PV e PCB), com 9%.

Lourdes Sarmento, que disputa pelo PCO, obteve apenas 0,2%. Já os candidatos Antônio Radical, do PSTU, e Renan Palmeira, do Psol, não pontuaram. Dos eleitores entrevistados, os indecisos (não sabem dizer) somam 15,4%, enquanto que 11% responderam que não votariam em nenhum dos citados na entrevista.  

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sob o número 00045/2012, no dia 16 deste mês. A pesquisa de campo foi realizada nos dias 18 e 19 deste mês. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com grau de confiabilidade de 95%. Ao todo, a Consult fez 1.000 entrevistas com eleitores de ambos os sexos, de todas as faixas etárias, níveis de escolaridade e rendimentos. João Pessoa é o maior colégio eleitoral do Estado, com 480.237 pessoas aptas a votarem no dia 7 de outubro.   Na pesquisa espontânea, o quadro se mantém em relação aos números da estimulada. O peemedebista José Maranhão tem 20,7% das intenções de voto e o tucano Cícero Lucena obteve 20,1%.  

O petista Luciano Cartaxo obteve 11,8%, uma diferença de quase três pontos percentuais em relação à estimulada. A socialista Estela Bezerra foi citada por 6,4% dos eleitores entrevistados. A diferença com relação à consulta estimulada é de três pontos percentuais.

Lourdes Sarmento (PCO), Antônio Radical (PSTU) e Renan Palmeira (Psol não foram citados pelos eleitores entrevistados. Outros nomes foram citados pelos entrevistados. O atual prefeito Luciano Agra (sem partido) obteve 0,6% das intenções de voto. Já o governador Ricardo Coutinho (PSB) foi citado por 0,2% e a ex-deputada federal Lúcia Braga (0,1%).

Dos eleitores entrevistados na pesquisa, 27,4% responderam que ainda não sabem em quem votarão para prefeito da Capital e 12,7% disseram ‘nenhum’ dos candidatos postos para a disputa.

Jornal Correio da Paraíba

Deixe uma resposta