Paraíba

Cidade do Sertão só tem dois policiais e não tem delegado

Moradores do Lastro, município do Sertão paraibano situado a 31km de Sousa, reclamam da falta de segurança na região. A cidade, que tem 2.841 habitantes, conforme dados do IBGE, não tem delegado nem posto policial e conta com uma viatura e apenas dois policiais.

- PUBLICIDADE -

Em entrevista à TV Cabo Branco, Maria de Lourdes de Oliveira, que mora na zona rural, no sítio Algodões, a situação parece ainda mais alarmante. “Daqui que cheguem por aqui, com apenas dois policiais ou tomam conta de lá ou tomam conta daqui”, afirmou a funcionária pública, cuja opinião foi compartilhada por um morador da área urbana. “Eu acho que apenas dois policiais não são suficientes para a garantia dos lastrenses aqui em nosso município”, acrescentou o professor Antônio Sarmento.

O comandante do 14° Batalhão da Polícia Militar em Sousa, João Henrique Plutarco, confirmou a existência de apenas dois policiais nas ruas do Lastro diariamente. “Na verdade, são seis policiais militares que fazem essa parte do destacamento, mas a escala funciona num sistema de 24 horas de trabalho para 48 horas de folga, então acabam ficando lá apenas dois agentes”, esclareceu. “Existem duas guarnições de choque, daqui de Sousa, que passam dando apoio, inclusive em Lastro e Santa Cruz, sempre temos reforços circulando nessas cidades”.

Ainda não há uma data anunciada para a nomeação de novos agente policiais para o município do Lastro. Porém, segundo o comandante, a situação deve avançar apenas no segundo semestre. “Temos turmas de policiais em formação em Cajazeiras e no Batalhão de Patos. Certamente, depois de formados devem ser distribuídos para a nossa unidade e encaminhados para essas cidades”, adiantou.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba explicou que Lastro é uma cidade pequena, ligada à cidade de Sousa, e por isso a permanência de um delegado no município seria uma subutilização. Outro motivo alegado para justificar a falta de delegados é o baixo índice de criminalidade, uma vez que já existiriam policiais civis e militares trabalhando de forma integrada para dar cobertura à região.

Do G1 PB

Deixe uma resposta