Paraíba

Vital demonstra preocupação com o fechamento de escolas

O senador Vital do Rego (PMDB-PB) se mostrou comovido com a situação dos estudantes paraibanos que estão na iminência de começaram o ano letivo fora das escolas estaduais, devido ao plano proposto pela Secretaria de Educação do Estado (SEE) de fechar mais de 100 escolas no Estado.

- PUBLICIDADE -

Segundo ele, sua assessoria tem recebido inúmeros apelos de pais que estão preocupados com tal situação, pois alegam que seus filhos terão de estudar em locais muito mais distantes de suas residências aumentando os custos de locomoção e o superlotamento das escolas restantes. Em Cabedelo, por exemplo, a Escola Imaculada Conceição de Ensino Fundamental, fundada em 1954, está de luto. Uma faixa preta na fachada da instituição é o sinal de que ela fechará as portas e terá que transferir seus alunos. “Estamos muito tristes com essa notícia. Fomos informados já no final de dezembro e dos nossos servidores 12 são prestadores de serviços que não têm nenhuma perspectiva de permanecer com o emprego público apesar dos vários anos de trabalho”, disse a diretora Fátima do Nascimento.

“Início de ano é época de trabalhar a educação. Geralmente, vemos aumento de vagas na rede pública e chamamento para pais matricularem filhos, aqui na Paraíba é o contrário. Ao invés de abrir novas vagas Governo do Estado fecha escolas. Estou alarmado com esse grave quadro para nossa já pobre educação”, disse o senador através de seu microblog.

Outra unidade tradicional no ensino público que deverá ser fechada nos próximos dias é a Escola Lica Dantas, com 54 anos de fundação, em Cajazeiras, onde mais três escolas serão fechadas. Segundo a funcionária e auxiliar secretaria da escola, Francisca Maria. “está todo mundo desnorteado. Lamentamos muito pelos nossos colegas prestadores de serviço. Não esperávamos por isso”.

Em Campina Grande – Na cidade de acordo com o planejamento da SEE cerca de 20 escolas fecharão suas portas este ano, entre elas estão a Severino Cabral, a Monte Carmelo, a São Sebastião, a Hortêncio Ribeiro (Premêm) e a Escola Murilo Braga.  O estudante André Toscano Silva, de 14 anos, mora ao lado da Hortêncio Ribeiro, mas com o fechamento da unidade da instituição terá que estudar mais longe. “Meus pais não ficaram satisfeitos por causa da distância”.

Investimentos na educação – Em contraposição a esta medida o senador Vital conseguiu recentemente via intensos pleitos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) verba de R$ 1,4 milhão por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Edeb) em 53 escolas da rede municipal de Campina Grande. O senador Vital lembra que ao contrário do que está fazendo o governador o prefeito de Campina Grande Veneziano faz questão de investir na rede de ensino da cidade onde já criou e reformou mais de 120 unidades escolares, gerando mais qualidade de aprendizado para alunos e de trabalho para os servidores da área.

A articuladora do programa no município Maria de Fátima Gouveia enalteceu o empenho do senador Vital na liberação dessas verbas.  “Temos que agradecer ao senador e retribuir esse investimento em ações pedagógicas previstas nos planos elaborados pelas escolas”, disse Fátima.

Também junto ao FNDE o parlamentar peemedebista pleiteou verba para a implantação de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância e quadras escolares poliesportivas no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

Vital do Rêgo informou que os seguintes municípios foram contemplados com a construção de unidades de educação infantil: Água Branca, Aguiar, Areia, Areia de Baraúnas, Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Belém, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Cajazeirinhas, Campo de Santana, Cuité, Damião, Dona Inês, entre outros.

Já os municípios de Baraúna, Barra de São Miguel, Catolé do Rocha, Desterro, Livramento, Maturéia, Pedra Branca e Seridó foram selecionados para a construção de quadras escolares poliesportivas. “A construção das quadras escolares poliesportivas visa à aproximação dos jovens ao mundo dos esportes”, afirmou Vital.

 
 

Deixe uma resposta