Paraíba

Previsões para 2012 na Paraíba

Mais um ano chega ao fim e com ele surgem todas as expectativas de concretização de sonhos e desejos de tempos melhores para a humanidade. Para tentar antecipar ao que de bom e de ruim pode acontecer na Paraíba, no Brasil e no mundo, nada melhor do que consultar os búzios. O babalorixá Pai Paulo de Iemanjá, praticante do candomblé há mais de 40 anos, deu seus palpites para 2012, em áreas que despertam interesse e preocupação de muitos, independente de crença.

- PUBLICIDADE -

“Só o fato de manter a leitura quando se trata de prever o futuro, já demonstra a curiosidade natural do ser humano em se precaver. Apesar do preconceito e da desinformação, não há quem não tenha curiosidade quando o assunto é o oculto, o imprevisto”, comenta o pai de santo.

Para 2012, a expectativa do babalorixá para a humanidade é de um ano de muita fartura, transformação e riqueza. Regido pelo orixá Oxum – deus do ouro na cultura do candomblé – o ano é de prosperidade, segundo Pai Paulo. “Isso vai se refletir em diversas áreas, até naquelas em que a gente não acredita mais como saúde e segurança”, disse.

Segundo Pai Paulo, no ano de Oxum, as mulheres terão um ganho maior de destaque na sociedade, estarão sobre sua proteção as mulheres grávidas, os bons casamentos, acordos e paz no lar. Atuando junto com seu filho Logun Edê, trazem um ano cheio de novidades e crescimento em todos os sentidos, principalmente na área da estética, moda e saúde.

“Por isso, o uso das cores na virada do Réveillon seja tão importante para entrar o ano com muita energia boa. O branco é uma cor tradicional e sempre bem vinda, mas o odum desse ano é colorido, então use cores alegres, decore a casa com velas de várias cores, menos a preta”, explica.

O babalorixá disse que a positividade de Oxum deve contagiar a todos, fazendo de 2012 um ano cheio de melhorias em diversas áreas essenciais à sociedade.

Confira as principais previsões feitas pelo babalorixá Pai Paulo de Iemanjá sobre política, esporte, saúde e cultura para a Paraíba

Governo

Segundo o babalorixá, na Paraíba, os primeiros seis meses do ano serão de problemas, mas, de acordo com os búzios, a partir do segundo semestre, o governo de Ricardo Coutinho deverá dar uma reviravolta. “Vejo muita negatividade ainda nesse começo de ano. Há cinco barreiras que ele (Ricardo) deverá romper. Ele fará um cálculo errado e isso provocará a maior polêmica, mas vai ultrapassar as dificuldades e nos tratará uma surpresa agradável ainda em 2012, com a inauguração de uma grande obra”, profetizou.

Catástrofes naturais

Apesar de ser ano de prosperidade, o pai de santo disse que será um ano de muitas enchentes, principalmente na região norte onde o governo federal pretende construir a usina de Belo Monte. “As ervas são sagradas. Estão mexendo em coisas sagradas e uma hora vem as recompensas, que nesse caso serão negativas”, alertou.

Eleições 2012

A disputa pela Prefeitura de João Pessoa, que atualmente está polarizada em torno dos nomes do atual prefeito Luciano Agra, o senador Cícero Lucena, o ex-governador José Maranhão e o deputado estadual Luciano Cartaxo, deve ser decidida no primeiro turno nas previsões dos búzios de Pai Paulo de Iemanjá. Segundo ele, o ex-governador José Maranhão tem o Ogum muito bom e isso deve guiá-lo a vencer a eleição logo no primeiro turno. “Luciano Cartaxo tem uma energia muito boa e pode ter força nessa disputa, mas o de Maranhão chama mais forte”, complementa.
 
Cultura

Se em 2011 o ano foi de destaque para os artistas paraibanos no cenário cultural nacional, no próximo ano a consolidação de algumas carreiras e projeção de novo nomes do teatro e música deve ser ainda maior, de acordo com os búzios. “Vejo pessoas totalmente desconhecidas, do interior do estado ganhando reconhecimento nacional pela arte. Pessoas que nem a gente aqui dentro do Estado conhece”, anuncia.

Segurança

"Os búzios não se equivocam jamais", afirma o pai de santo ao prever uma melhora substancial no que diz respeito à segurança pública. Na Paraíba, o avanço do consumo do crack e a violência decorrente dele, segundo Pai Paulo, deve reduzir 90%. “O cerco de Ogum (orixá guerreiro. Na religião católica corresponde a São Jorge) está se fechando e as forças conspiram para que essas questões sejam resolvidas em 2012”, afirmou. Em contrapartida, os acidentes de trânsito deverão continuar aumentando.

Esporte

Sempre "morrendo na praia", os times da capital não deverão ter chances de bons resultados no campeonato Paraibano de Futebol de 2012. Os primeiros lugares na competição devem ficar com os times de Campina Grande e interior, segundo o Pai Paulo de Iemanjá. “Um dos times do futebol paraibano deve disputar uma partida com um time do exterior”, surpreende o babalorixá. Na Olimpíada de Londres, a previsão do pai de santo é que atletas paraibanos se destaquem em ciclismo, natação e corrida.

Búzios nem sempre acertam as previsões

Longe de ser considerada uma ciência exata, a leitura do futuro através dos búzios pode gerar interpretações equivocadas, até mesmo para um Pai de Santo experiente como Paulo de Iemanjá. Em suas previsões para 2010 não foi diferente. Apesar de alguns acertos, o babalorixá "bateu na trave" em alguns assuntos. Em outros, as previsões passaram longe do que de fato ocorreu.

Segundo Pai Paulo de Iemanjá, o primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff e do governador Ricardo Coutinho seria produtivo e muito positivo. A administração da petista, marcada por escândalos que levaram à queda de sete ministros, só não foi tão manchada com problemas administrativos em setores essenciais como saúde e educação e inúmeras greves de categorias de servidores públicos.

Acerto, entretanto, no sucesso dos artistas paraibanos no cenário nacional televisivo. Em 2011, vimos estampados nas novelas da Rede Globo os rostos dos humoristas Piancó e Cristovam Tadeu, dos atores Marcélia Cartaxo, Mayanna Neiva e Luiz Carlos Vasconcelos, entre outros.  Pai Paulo explica que quando são solicitadas aos orixás as previsões, os búzios apontam o caminho para aquele momento. “Tudo vai depender das interferências dos orixás durante o ano e das atitudes das pessoas, que podem mudar o destino”, explicou.
 

Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta