Paraíba

Governo do Estado adquire sementes para distribuir com agricultores

O Governo da Paraíba já adquiriu, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), 955 mil toneladas de sementes selecionadas para a distribuição gratuita com agricultores familiares. As sementes já começam a chegar aos armazéns da Sedap.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário Marenilson Batista, na compra das sementes de feijão, milho e sorgo, o Governo investiu R$ 5.821.500. A Sedap está providenciando também a aquisição de 30 toneladas de sementes de algodão e 28 toneladas de batata semente (batatinha). No total, serão distribuídas um milhão e 13 mil toneladas de sementes com as 140 mil famílias de agricultores que praticam a agricultura familiar.

A Sedap vai elaborar o calendário de distribuição das sementes, por região, de acordo com a chegada das chuvas. A Emater, a Emepa e os Conselhos Municipais de Agricultura estarão envolvidos no processo de entrega das sementes, que vão gerar renda e inclusão produtiva para o agricultor familiar. “Uma das metas do governador Ricardo Coutinho é o fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou Marenilson.

Este ano, a novidade é a distribuição de 25 toneladas de sementes de sorgo tipo “ponta negra” e de dez toneladas de milho BRS 1501, o “milheto”, destinadas ao fortalecimento do Programa Estadual de Alimentação Animal, ação fundamental em benefício do pequeno produtor, que terá mais condições de alimentar seus animais – que, consequentemente, produzirão mais leite e mais carne.

As 955 mil toneladas de sementes estão assim distribuídas:
Milho BR 5037 G-XII – 270
Milho sertanejo – 100
Feijão carioca precoce – 75
Feijão princesa – 100
Feijão vigna potiguar – 150
Feijão vigna guariba – 75
Sementes de sorgo – 25
Sementes de milho BRS 1501 – 10
Sementes de milho variedade asa branca – 100
Feijão vigna Amapá – 50

Por: José Ronildo

Deixe uma resposta