Paraíba

Paraibano entre os mais influentes no Congresso Nacional

Com menos de um ano no exercício do seu primeiro mandato como deputado federal e há três meses responsável pela liderança do PP, o paraibano Aguinaldo Ribeiro está entre os 60 parlamentares com mais influência no Poder Legislativo. Ele aparece no 55º lugar na pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que ouviu a opinião dos 100 parlamentares considerados “os cabeças” do Congresso Nacional, na relação Aguinaldo Ribeiro é o único paraibano a ser votado.

- PUBLICIDADE -

A indicação do deputado Aguinaldo Ribeiro pelos próprios colegas no Congresso Nacional é resultado da sua atuação nos dez primeiros meses de mandato em 2011 e da sua capacidade de articulação como líder do PP desde agosto. Ele também aparece na lista dos parlamentares “em ascensão” no ano de 2011, indicados pelo Diap.

Ao avaliar o resultado da pesquisa, os técnicos do Diap observaram que o grau de influência dos parlamentares depende, em primeiro lugar, do exercício da missão partidária na Mesa Diretora, nas lideranças, na presidência de comissão ou em relatorias de matérias relevantes. E, em segundo, depende da reputação.

ENTENDA COMO É FEITA A CONTAGEM
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) concluiu o resultado da pesquisa que faz anualmente entre os 100 "Cabeças" do Congresso para a eleição dos 10 parlamentares mais influentes. A consulta aos parlamentares aconteceu entre os dias 26 de outubro e 1º de dezembro, tendo votado 65 congressistas, sendo 43 deputados e 22 senadores.

O resultado da consulta, que indicou representantes das cinco regiões do País, foi equilibrado em termos de peso político entre situação e oposição; valorizou a posição institucional do parlamentar, já que todos são líderes ou presidente das Casas do Congresso; e, proporcionalmente, mostrou-se mais favorável ao Senado.

No plano regional, lideram o ranking, as regiões Sudeste, representada por São Paulo, e a Nordeste, representada pelo Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Bahia; seguidas da região Norte, representada por Amapá e Roraima; e das regiões Sul, representada pelo Rio Grande do Sul, e Centro-Oeste, representada por Goiás.

Tendo grande destaque para a Paraíba como única representação nesta votação, o líder do Partido Progressista na Câmara em Brasília, o Deputado Federal Aguinaldo Ribeiro.

Os "Cabeças", ao votarem para eleição dos dez mais influentes, optaram por valorizar o critério institucional, ou seja, o posto que o parlamentar ocupa na estrutura da Casa, já que foram escolhidos os presidentes das duas Casas do Congresso, os líderes do governo na Câmara e no Senado e seis líderes partidários.

O grau de influência dos parlamentares, a julgar pelas escolhas feitas pelos "Cabeças", depende, em primeiro lugar, do exercício de missão partidária na Mesa Diretora, nas lideranças, na presidência de comissão ou em relatorias de matérias relevantes.

Estes, na opinião dos "Cabeças" do Congresso, são os parlamentares com mais poder ou capacidade de influência no Poder Legislativo Federal. 


Deixe uma resposta