Paraíba

Governo instala 1º Fórum Temático do ODE em Sousa

Neste sábado (3), na cidade de Sousa, Sertão paraibano, o Governo do Estado encerrou a primeira edição do 1º Fórum Temático do Orçamento Democrático Estadual, que compreende a sexta etapa do ciclo 2011 do ODE. O evento teve início nessa sexta-feira (2) e foi realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) e a Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual.

- PUBLICIDADE -

Convidado para ministrar uma palestra no fórum, o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, disse que aquela ação tem muita importância para o Governo do Estado e citou o governador Ricardo Coutinho. “O governador afirmou que o Orçamento Democrático Estadual é a maior ação de seu mandato e nós acreditamos nisso. Será a marca forte que desta administração”, ressaltou.

Waldson fez um relato da gestão da Secretaria de Saúde do Estado (SES) em 2011 e destacou a prioridade dada à aplicação de recursos, com a aplicação de mais de R$ 15 milhões em obras na administração. “O debate é claro, é aberto, anunciamos os investimentos que fizemos este ano, as dificuldades que enfrentamos e tudo que estamos programando para 2012”, disse.

Neste sábado, foram realizados dois debates, ambos no auditório da UFPB – Campus Sousa. O primeiro, com o assessor de planejamento da SES, Murilo Wansler, e o segundo com o secretário da Controladoria Geral do Estado (CGE), Luzemar Martins, que discorreram também sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba. As atividades de ontem aconteceram no auditório da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa.

Maior demanda – Para a subsecretária do ODE, Ana Paula Almeida, a saúde foi escolhida para ser o tema do primeiro fórum do programa por ter sido o item mais demandado nas plenárias realizadas nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado. “Convocamos a SES para fazer uma discussão com os conselheiros do OD, apresentando as perspectivas de ação para 2012 e também fazendo uma discussão acerca da política do SUS”, explicou.

A médica Dilma Lucena de Oliveira, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministrou uma palestra sobre a construção do SUS no Brasil e na Paraíba e disse que o OD é o tipo de política pela qual ela militou a vida inteira. “Criar um orçamento em que a população possa opinar e dizer o que quer é a idéia de sociedade que sempre lutei para construir. Esse é o caminho”, afirmou.

Outra edição – Participaram dessa primeira edição do Fórum Temático do Orçamento Democrático Estadual técnicos, gerentes e conselheiros regionais e estaduais do OD de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Sousa.

No próximo final de semana (9 e 10), o fórum acontecerá no município de Alagoa Grande, no Centro de Treinamento do Governo do Estado. Dele participarão técnicos, gerentes e conselheiros regionais e estaduais do ODE de Campina Grande, Cuité, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa e Mamanguape.

Deixe uma resposta