Paraíba

Prazo para criadores vacinar rebanho termina quarta-feira

Termina nesta quarta-feira (30) a campanha de vacinação contra a febre aftosa. No final de semana, o Governo do Estado mobilizou todos os escritórios da Emater e da Defesa Sanitária para atender aos criadores e conseguiu uma boa participação, segundo avaliação da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A meta é vacinar 100% do rebanho.

- PUBLICIDADE -

Técnicos e extensionistas mantiveram plantão nas unidades da Emater para dar orientação aos criadores. Também distribuíram panfletos explicativos em feiras livres. Segundo o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, a vacinação deve atingir pelo menos 1,2 milhão de bovinos e 1,6 mil bubalinos.

O Ministério da Agricultura já comunicou que não haverá prorrogação do prazo de vacinação, e tudo está sendo cumprido conforme o calendário de imunização. No decorrer deste mês foram realizados eventos para mobilizar os criadores, principalmente nas regiões onde se concentra os maiores rebanhos.

O criador terá até o dia 10 de dezembro para apresentar a comprovação da compra da vacina em uma das unidades veterinárias da Sedap. Sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), o criador não poderá transportar os animais.

Quem deixar de vacinar seu rebanho poderá pagar uma multa de até R$ 161,55 por cabeça e caso não declare, a multa sobe para R$ 323,10, por animal. Informações e esclarecimento de dúvidas podem ser obtidos na Gerência Executiva da Defesa Agropecuária da Paraíba, ou pelo telefone 0800-281-3031.
 

Secom/PB

Deixe uma resposta