Paraíba

Cidades têm até janeiro para ativar centrais do Samu

Ambulâncias novas estão paradas na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Globo)

- PUBLICIDADE -

As cidades da Paraíba que têm pendências no funcionamento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) têm até o dia 31 de janeiro para resolvê-las. A meta foi estabelecida durante reunião realizada na quarta-feira (9), em João Pessoa, entre o Ministério da Saúde, governo do estado e prefeitos de municípios que ainda não possuem bases para funcionamento do Samu. A regularização tem o objetivo de colocar em funcionamento 76 ambulâncias novas que estão paradas no Estado.

Caso os municípios não cumpram a meta estabelecida, os prefeitos podem ter que devolver as ambulâncias do Samu ao governo federal. Entre as pendências das cidades, está a falta de capacitação de profissionais.

“Nós vamos fazer todo esforço para que os municípios cumpram as exigências. Nós acreditamos nisso, por que o Samu é um serviço muito bem articulado, muito bem aprovado pela população e acredito que nenhum prefeito vai ser contra o funcionamento do serviço”, disse o chefe de gabinete do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) garantiu que o Estado vai ajudar no que for preciso para que os municípios não percam as ambulâncias. “Não queremos que nenhuma ambulância seja devolvida. Compreendemos que o sistema deve ser regularizado, se os municípios precisarem da ajuda do Estado, vamos estar a postos”, disse.

No dia 25 de setembro, uma reportagem do Fantástico percorreu sete estados mostrando a situação precária do Samu. Na Paraíba, um dos estados que mais receberam ambulâncias no ano passado, foi constatado que dos 160 novos carros 90 ainda estavam parados na época.

DO G1 PB

Deixe uma resposta